Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto “Escola do Chocolate” do Campus Jaru movimenta estande do IFRO durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Publicado: Terça, 28 de Mai de 2024, 10h50 | Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2024, 10h51 | Acessos: 423

Escola do Chocolate na RRS 4

O Projeto “Escola do Chocolate” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Jaru, foi oficialmente apresentado durante a 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que aconteceu de 20 a 25 de maio, no Parque Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná. O projeto atraiu a atenção do público visitante, que pôde acompanhar as ações que estão em desenvolvimento.

O IFRO participou do evento com um estande onde foram expostos diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos alunos supervisionados pelos professores, além dos macroprojetos desenvolvidos de forma sustentável nos municípios onde a instituição educacional está inserida.

Apresentação do Projeto

O professor Renato Delmonico, Diretor-Geral do Campus Jaru, apresentou o projeto institucional “Escola do Chocolate” do Instituto Federal de Rondônia - IFRO, no Pavilhão Empresarial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), na quarta-feira (23), para estudantes e produtores de cacau com objetivo de fortalecer as relações comerciais e ampliar as possibilidades de negócios do setor cacaueiro.

Durante o evento a professora Andreza Pereira Mendonça, do Campus Ji-Paraná, coordenadora do eixo viveiros do projeto “Escola do Chocolate”, ministrou uma oficina sobre produção de mudas de cacau, preparo de substrato e semeadura.

O estande do IFRO durante os dias 20 e 25 de maio recebeu a visita de diversas autoridades políticas, produtores rurais, visitantes, servidores, professores e alunos da instituição.

Entre os dias 22 e 24 de maio a professora Marília Assis dos Santos, coordenadora dos alunos bolsistas que atuam na produção da “Escola do Chocolate” disponibilizaram diversos produtos nas formulações 46%, 70% e 80% de cacau, todos com zero lactose para degustação dos visitantes.

Projeto Escola do Chocolate

A Escola do Chocolate surge a partir de parcerias institucionais firmadas inicialmente entre o Campus Jaru e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), no ano de 2021, para o desenvolvimento de ações em prol do Projeto Cacau Sustentável de Rondônia, que é coordenado pela gerência local do Sebrae em Jaru e conta com outros parceiros como: Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), entre outros parceiros.

Nesse sentido, os servidores Alana Mara Kolln, Marília Assis dos Santos, Regiane Pandolfo Marmentini, Andreza Pereira Mendonça (Campus Ji-Paraná) e Renato Delmonico, em conjunto com parceiros institucionais, reformularam o projeto e propuseram que, ao invés de adequar um espaço, era necessário construir uma edificação que comportasse a agroindústria, os ambientes administrativos e os espaços

para capacitação da comunidade.

E para comportar tal construção, ofereceu o espaço do Campus Jaru para sediar este empreendimento e projeto, o que foi aceito por unanimidade pela Câmara Setorial do Cacau. Portanto, em maio de 2022, para subsidiar a elaboração do projeto e do layout dessa construção, os servidores fizeram uma visita técnica em conjunto com a Gerente Local do Sebrae, Marcileide Alves Zirondi, à cidade de Ilhéus na Bahia, onde se encontra o Centro de Inovação do Cacau (CIC), referência nacional sobre a qualidade do cacau no Brasil, bem como outras instituições como CEPLAC, Fazenda Capela Velha, Cooperativa de Cacau de Gandu e ao Instituto Federal Baiano - Campus Uruçuca.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) solicitou uma audiência para apresentação do projeto, que também culminou em um apoio institucional. E a partir dessas tratativas, foi indicada uma emenda parlamentar de R$ 10 milhões de reais para custear o desenvolvimento do projeto, de autoria do Senador Confúcio Moura.

  • Escola_do_Chocolate_na_RRS_1
  • Escola_do_Chocolate_na_RRS_2
  • Escola_do_Chocolate_na_RRS_3
  • Escola_do_Chocolate_na_RRS_4
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página