Visita Técnica ao Rancho KGT proporciona aprendizado prático aos alunos do Campus Jaru

Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 17h38 | Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 17h40 | Acessos: 444

Campus Jaru Visita Técnica 3

No último dia 4 de março, os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Jaru participaram de uma visita técnica ao Rancho KGT, localizado na BR-364, no município de Jaru.

Tiago Lopes Bispo e Andriele Carla Ramos, proprietários do Rancho KGT, comandam o manejo na bovinocultura de leite, o que tornou possível o acompanhamento da ordenha de vacas leiteiras na ocasião da visita. A atividade foi proposta pelos professores responsáveis pelas disciplinas “Tecnologia de Leite e Derivados” e “Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II”, Graziela Martinotto e Warley Rocha, respectivamente.

O objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes uma vivência prática relacionada ao processamento de alimentos, especialmente no que diz respeito ao manejo adequado na ordenha e às boas práticas na qualidade do leite. A experiência teve como intuito fortalecer os conhecimentos adquiridos em sala de aula, colocando os alunos em contato direto com situações reais da área de atuação.

A professora Graziela Martinotto, responsável pela disciplina Tecnologia de Leite e Derivados, destacou a importância da visita para o desenvolvimento das habilidades da turma. "A visita atingiu o objetivo, desenvolvendo as habilidades da turma e instigando-lhes a mostrar as implicações reais que cada conteúdo adquirido possui, reforçando a importância do manejo adequado na ordenha e das boas práticas na qualidade do leite. Colocando-os em ambiente prático, os alunos estão tendo acesso a uma educação muito mais completa, envolvente, marcante e duradoura", afirmou a docente.

Os alunos também expressaram sua gratidão pela oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos. Israelly Vitória Zacharias de Souza, estudante do curso, descreveu a experiência e, nas palavras da técnica em formação, "a nossa primeira visita técnica nos fez valorizar, respeitar nosso curso e ter ciência do quão importante é, além de ver que cada detalhe importa ao manusear o alimento, para assim, ter uma boa qualidade. Saber que fazemos parte disso e que nossos esforços dentro do nosso curso valem a pena é gratificante!", disse ressaltando ainda, a importância da visita para a formação profissional: "A importância das visitas técnicas é explícita. Para nós, alunos do IF, foi uma honra e motivo de muito orgulho pôr em prática todos os conhecimentos que nos foram passados e estão sendo ensinados por professores tão exemplares e dedicados. Poder já praticar por agora, enquanto ainda aprendemos, é uma ótima maneira para que possamos cultivar experiências, conhecimentos e métodos que usaremos em nosso futuro próximo. Não ficar só na teoria, mas pôr em prática cada ensinamento, que é de suma importância para a qualidade de vida em nossa sociedade. Nós, como futuros técnicos, temos muito orgulho de estudar em um Instituto que nos proporciona tanto”.

O professor Warley Rocha, além de atuar como docente na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II, também desempenha o papel de coordenador do curso. Ele ressaltou a importância da integração entre disciplinas técnicas e da base comum. "Atividades como essa demonstram o quanto é significativa a colaboração entre professores das áreas técnica e da base comum. Proporcionar aos alunos um aprendizado prático e interdisciplinar é essencial para a formação integral dos futuros técnicos. A visita ao Rancho KGT é uma demonstração prática dos princípios da Educação Profissional Tecnológica, que visa a preparar os estudantes para atuarem de forma competente e ética no mercado de trabalho", destacou o docente.

Após a realização da visita, Tiago Bispo, proprietário do rancho, expressou seu contentamento em poder viabilizar uma experiência tão significativa aos estudantes que participaram da visita. Bispo assegurou, ainda, que a sua propriedade se encontra disponível para novas visitas dos estudantes do IFRO e, segundo o produtor, "é muito interessante para os alunos saírem, fazerem um dia de campo, pois isso fortalece os alunos".

• Campus_Jaru_-_Visita_Técnica_1
  • Campus_Jaru_-_Visita_Técnica_2