Estudantes do Técnico em Segurança no Trabalho fazem visita técnica à Fábrica de Asfalto da SEMOSP/Jaru

Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 14h26 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 14h27 | Acessos: 138

Alunos na Fábrica de Asfalto 2Uma turma de alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Segurança no Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, fez visita técnica à Fábrica de Asfalto da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Semosp) do Município de Jaru. A aula de campo ocorreu na última quinta-feira, dia 29 de fevereiro, quando os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Semosp.

Durante a visita, eles observaram os processos de produção de asfalto, as medidas de segurança adotadas no local, bem como as práticas sustentáveis implementadas pela fábrica. De acordo com o professor que acompanhou a turma, Caio Pagani, a imersão prática é essencial para consolidar os conceitos aprendidos em sala de aula e proporcionar uma compreensão mais ampla do cenário real da profissão de Técnico em Segurança do Trabalho.

No Campus Jaru, o Curso Técnico em Segurança do Trabalho forma profissionais-cidadãos técnicos de nível médio para desempenhar atividades de prevenção de acidentes do trabalho, neles inclusos as doenças profissionais e do trabalho, através de ações e programas específicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador brasileiro e propiciando a diminuição do custo social decorrente dos infortúnios laborais.

As aulas de campo aproximam a teoria da prática e contribuem significativamente para a formação integral dos futuros profissionais. “A experiência proporcionou aos estudantes uma visão prática e aprofundada do ambiente de trabalho que encontrarão futuramente, além de fortalecer os laços entre a instituição de ensino e o setor público. Agradecemos imensamente à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos por abrir as portas de sua fábrica e receber nossos alunos de braços abertos. A equipe técnica responsável pela condução da visita demonstrou profissionalismo e disposição para compartilhar conhecimento, tornando a experiência ainda mais valiosa para os estudantes”, mostrou o docente.

“Agradecemos a todos os envolvidos na organização e execução desta visita técnica, reforçando o compromisso do IFRO com a qualidade do ensino e a preparação efetiva de seus alunos para os desafios do mercado de trabalho. Esperamos que esta seja apenas a primeira de muitas colaborações frutíferas entre o Instituto Federal de Rondônia e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, visando sempre o enriquecimento acadêmico e profissional de nossos estudantes”, concluiu Caio Pagani.

• Alunos_na_Fábrica_de_Asfalto_1
  • Alunos_na_Fábrica_de_Asfalto_2