Campus Jaru inicia semestre letivo com boas-vindas a alunos dos cursos técnicos e de graduação

Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 18h32 | Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 18h52 | Acessos: 328

Campus Jaru Acolhida 11

O Campus Jaru do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) iniciou as atividades relativas ao primeiro semestre letivo de 2024 com uma programação diversificada envolvendo planejamento administrativo e pedagógico e atividades de recepção aos alunos dos cursos técnicos e de graduação.

A programação iniciou nos dias 1º e 2 de fevereiro, com a apresentação docente e o Encontro Pedagógico. No primeiro dia de atividades, foi servido café da manhã durante a recepção e acolhida aos servidores docentes e técnico-administrativos e, em seguida, palestra com a psicóloga Francieli da Silva Oratz com o tema: “Propostas de inclusão e adaptação do ensino para alunos com transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno específico da aprendizagem”.

À tarde, houve reunião administrativa junto ao Diretor-Geral do Campus, professor Renato Delmonico, para apresentar o planejamento orçamentário, os avanços obtidos e as perspectivas para o semestre. Em seguida, o professor Hedi Carlos Minin, do Campus Colorado do Oeste, realizou uma oficina sobre as funcionalidades do aplicativo IFRO Mobile, na qual servidores de outros campi também participaram de forma remota. Em seguida, o Diretor de Ensino, Michael Marçal, apresentou as informações relativas ao ensino, como distribuição das salas, calendário acadêmico, contração de professores, eventos, entre outros comunicados.

O segundo dia de atividades foi dedicado ao planejamento docente e à mesa redonda intitulada: “O Ensino Médio Integrado e a reforma no contexto dos Institutos Federais”, mediada pela professora Dra. Sheylla Chediak e transmitida pelo canal do IFRO no Youtube.

A recepção aos alunos dos cursos técnicos e de graduação aconteceu no dia 05/02, na Igreja Batista Nacional, e contou com palestra motivacional com mágicas, ministrada pelo palestrante Walmir Étori, com um intuito de trabalhar a integração e a saúde mental dos estudantes na preparação para mais um ano letivo. Houve ainda distribuição de brindes, momentos de informes da Direção-Geral, da Direção de Ensino, do Grêmio Estudantil, da bibliotecária e apresentação cultural dos alunos Rhayanne Cristina, do 2º ano do curso Técnico em Comércio, e Joalison Fernandes, do 3º ano do curso Técnico em Segurança do Trabalho.

No segundo dia de recepção (06/02), foi servido café da manhã aos alunos no espaço aberto da clínica veterinária do campus. Houve ainda participação do Pró-Reitor de Ensino do IFRO, professor Jean Peixoto Campos, dando boas-vindas aos alunos em sua passagem pela unidade junto a outros servidores da Reitoria. Em seguida, os alunos puderam participar de atividades de recepção promovidas pelos veteranos e de jogos ao ar livre.

No dia 07/02, no turno da noite, as atividades de recepção foram encerradas com as boas-vindas aos alunos do curso técnico em segurança do trabalho subsequente ao Ensino Médio, que foram recebidos com coffee break e as boas-vindas do Diretor-Geral, do Diretor de Ensino e de representantes da Coordenação de Assistência ao Educando – CAED.

O discente Lucas Filipe Santos, do 3º ano do curso Técnico em Comércio, falou sobre o que achou da recepção aos alunos e suas perspectivas para este semestre. “Eu reconheço a semana de acolhimento como um fator importante e expressivo pra experiência do aluno dentro da instituição e avalio a do Campus Jaru de forma satisfatória, tendo apresentações e palestras dinâmicas, oferecendo brincadeira e momento para interação e entretenimento, assim trazendo a sensação de acolhimento. Referente às minhas expectativas, espero poder acessar oportunidades que me ajudem a me desenvolver como acadêmico e pessoa, não apenas me limitando à sala de aula, mas também poder participar de eventos, feiras de ciência, e desenvolver os projetos que o IFRO me dá oportunidade de participar”, comentou.

A servidora Josilene da Cruz, responsável pela CAED do Campus, falou sobre a organização das atividades de recepção. “Como parte da equipe de Ensino e responsável pela assistência estudantil, vejo que é necessário enquanto instituição investir em propostas de acolhimento e integração, onde é possível conhecer a identidade organizacional, criar vínculos afetivos entre todos os membros da comunidade escolar, mostrar o nosso maior objetivo, que são os alunos, que eles são bem-vindos aqui e que tem uma equipe que pode orientar, acolher e oferecer todo suporte para que eles tenham permanência e êxito nos estudos”, ressaltou.

• Campus_Jaru_-_Acolhida_1
  • Campus_Jaru_-_Acolhida_10