Campus Jaru realiza cerimônia de certificação dos cursos técnicos

Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2023, 09h06 | Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2023, 09h06 | Acessos: 352

formandos tec. em Comércio 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou a cerimônia de certificação dos cursos Técnicos em Alimentos, Comércio e Segurança do Trabalho no dia 21 de dezembro de 2023. O evento aconteceu na Igreja Batista Nacional, no município de Jaru, e reuniu muitos familiares e amigos dos formandos, além dos professores, servidores técnico-administrativos e outros discentes das turmas em andamento. Ao todo, 84 alunos receberam a certificação, sendo 30 do Curso Técnico em Alimentos, 31 de Técnico em Comércio e 23 de Segurança do Trabalho.

A cerimônia foi conduzida pelo Diretor de Ensino do campus, Michael Marçal dos Reis, e a mesa diretiva composta pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Mauro Henrique Miranda de Alcântara, representando o Reitor, Moisés José Rosa Souza, o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmônico, o Vice-Prefeito do município de Jaru, Jeverson Lima, o Coordenador e a Paraninfa do Curso Técnico em Comércio, Hendy Barbosa e Caroline Dias Tavares Pinheiro, a Coordenadora Substituta do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Aline Alves Costa, e o Paraninfo da turma do curso Técnico em Alimentos, Osvaldo Homero Garcia Cordeiro.

Após a abertura da solenidade pelo Professor Mauro Henrique, os formandos realizaram o juramento da futura profissão, repetindo as palavras dos juramentistas representantes. Em seguida, foi feita a chamada nominal dos formandos para recebimento dos certificados, entregues pela mesa diretiva. Os pronunciamentos dos oradores das turmas representaram um momento de nostalgia e emoção para os agora profissionais técnicos, que reviveram suas experiências na trajetória de três anos como alunos do IFRO. Em seguida, os paraninfos também trouxeram várias memórias com seus depoimentos sobre as vivências compartilhadas em sala de aula, nos eventos e demais atividades escolares com os alunos.

Feitos os pronunciamentos do vice-prefeito, do diretor-geral e do pró-reitor de desenvolvimento institucional, a cerimônia foi encerrada. Depois do encerramento, ainda houve entrega de presentes aos professores homenageados e momento para fotos com os amigos e familiares presentes.

Conforme a Paraninfa do Curso Técnico em Comércio ser homenageada pela turma foi uma emoção. “Eu fiquei muito feliz mais uma vez de participar desse momento tão importante na vida dos alunos. Um sentimento de muito orgulho e otimismo para o futuro. Como professora, a gente sabe da importância e a emoção que é uma formatura. Uma emoção de dever cumprido, e isso é algo que não diz respeito apenas aos formandos, mas se estende a todos os familiares. A certificação foi verdadeiramente bonita e repleta de significado. Ver cada um dos alunos cruzando o palco foi um momento de muito orgulho e alegria para todos nós. Uma celebração não apenas de término de uma jornada, mas também do início de uma nova fase da vida deles”, afirmou a Professora Caroline Pinheiro.

Concluinte do Curso Técnico em Alimentos, Gabrielly Ferreira Salamão deu seu depoimento sobre este importante momento de sua vida acadêmica e pessoal: “a minha experiência no IFRO foi algo transformador. Foi algo que transformou não só o meu lado educacional como a minha inspiração pra novos sonhos. E essa coleção de grau é a realização de um sonho muito grande em minha vida. Eu tenho só a agradecer à instituição, aos professores e a todos meus familiares que estiveram comigo nessa caminhada. O IFRO realmente transforma vidas, é uma educação que transforma”.

Para Ester Rodrigo dos Santos, do Técnico em Comércio, “entrar no IFRO foi uma honra. Com muita dificuldade a gente se forma, mas é uma das maiores experiências que a pessoa pode vivenciar. Além do grande incentivo à educação, existem professores excelentes. Se você entra, você não se arrepende”.

A agora também ex-aluna do IFRO, Alessandra Barbosa da Silva, do Técnico em Segurança do Trabalho e oradora da turma, manifestou emoção ao falar sobre a cerimônia e a experiência na instituição: “a cerimônia foi linda. Fui escolhida como oradora da turma e isso intensificou mais ainda pra mim. É uma sensação de dever cumprido, o fim de um ciclo que foi lindo, emocionante, que moldou muito a minha cabeça e agora eu saio do IFRO pronta pra uma nova jornada, uma nova história e com muito mais experiências”.

• Cerimonialista_Michael_Marçal
  • diretor-geral