Campus Jaru comemora Semana do Livro e da Biblioteca 2023

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 14h01 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 14h01 | Acessos: 272

Jaru Biblioteca 9Em Jaru, a Coordenação de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou a “I Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Jaru”, durante os dias 23 a 25 de outubro de 2023. A data faz referência ao período de festejos e comemorações de caráter nacional, criado por meio do decreto 84.631, de 09 de abril de 1980, sendo celebrado nas bibliotecas no período de 23 a 29 de outubro, com atividades que incentivam a leitura e promovem a democratização do acesso ao livro e às Bibliotecas.

Com a participação de alunos e servidores do campus, a programação do evento contou com a Feira de Troca de Livros, na qual os participantes puderam levar livros em bom estado de conservação e trocar por outros com os demais participantes. Mais de 40 livros foram trocados durante a Feira, promovendo interação entre a comunidade acadêmica e momentos de trocas de experiências de leitura.

Outra atividade desenvolvida foi o Desafio Literário, no qual discentes participaram de forma voluntária da escolha de perguntas abertas ou de múltipla escolha envolvendo literatura brasileira e estrangeira e os que acertavam ganhavam brindes, contendo caneta, chocolate, pirulito e marcador de página, ofertados pela organização do evento.

Houve ainda a premiação dos “Leitores Top 3 da Biblioteca”, na qual os três alunos com maior número de empréstimos de materiais na Biblioteca ao longo do ano foram premiados com brindes contendo, além dos itens dos brindes do Desafio Literário, um livro cada um.

Ao final do evento, houve também sorteio de brindes entre os participantes da Feira de Troca de Livros. Ana Paula Ramos de Freitas, do 2º ano do Curso Técnico em Comércio, participou de todas as atividades e ainda foi sorteada com o brinde pela participação na Feira de Troca de Livros. A estudante disse que gostou bastante de participar do evento: “foi a primeira vez que teve um evento assim e achei muito interessante porque estimula a leitura de outros autores e tira a gente daquela ‘bolha’, querendo ou não, quando a gente troca de livro com uma outra pessoa, também estimula a gente a ler mais. Eu peguei um livro muito bom de um autor nacional, comecei a ler e estou gostando muito. Isso é muito importante para estimular não só a gente que já lê, mas as outras pessoas que não leem ainda a lerem também”. Sobre a organização do evento de forma geral, Ana Paula diz: “foi um tempo curto, poderia ser mais longo. Queria ter trocado muito mais livros, mas eu achei maravilhoso”.

• Jaru-Biblioteca_1
  • Jaru-Biblioteca_10