Projeto de ensino interdisciplinar “Cardápio Educativo em espanhol 2023” é desenvolvido no Campus Jaru

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 12h12 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 12h12 | Acessos: 311

Jaru Espanhol2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou em setembro de 2023 o encerramento do Projeto de Ensino Interdisciplinar “Cardápio Educativo em Espanhol 2023”. Participaram das atividades estudantes dos segundos anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Alimentos, em Comércio e em Segurança do Trabalho.

O encerramento contou com um momento de degustação e partilha da culinária hispano-americana, realizada pelos servidores e estudantes nas dependências da unidade. A atividade congregou aproximadamente 150 participantes que tiveram a oportunidade de conhecer parte do universo cultural de lugares como: Argentina, México, Espanha, entre outros países de língua espanhola.

O projeto, desenvolvido durante o terceiro bimestre, que compreendeu os meses de agosto a setembro de 2023, contou com a colaboração dos docentes das disciplinas de Língua Espanhola, Osvaldo Homero Garcia Cordero; de Tecnologia de Frutas, Hortaliças e Bebidas, Marília de Assis dos Santos; de Tecnologia de Leite e Derivados, Regiane Pandolfo Marmentini; de Higiene e Saúde Ocupacional, Fernanda Silva Moreira; e de Logística, Caroline Dias Tavares Pinheiro. Duas alunas colaboradoras também fizeram parte da equipe de trabalho.

O projeto de ensino teve como objetivo incentivar a pesquisa histórica e cultural dos povos hispanófonos relativo à história, aos ingredientes e ao modo de preparo de comidas típicas, bem como à pronúncia e à compreensão auditiva em língua estrangeira. Todos foram conteúdos previamente trabalhados em sala de aula. No decorrer do desenvolvimento do projeto de ensino, teve etapa de pesquisa e de elaboração, por meio de vídeos que foram apresentados em sala de aula. Logo foi realizada uma amostra no pátio da instituição e culminou com a seleção dos quatro melhores vídeos para uma premiação simbólica de reconhecimento pela dedicação na atividade.

A estudante Maria Isabel, do Curso de Técnico em Segurança do Trabalho, disse ter considerado a proposta “um projeto maravilhoso... tivemos vários momentos memoráveis durante as gravações... aprendemos muito sobre outras culturas”, comentou.

• Jaru-Espanhol
  • Jaru-Espanhol2