Campus Jaru reúne estudantes dos técnicos integrados em Desafio do Arduino

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 13h18 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 13h18 | Acessos: 521

Jaru mostra9Foi realizada a Mostra Tecnológica Desafio do Arduino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru. Participaram aproximadamente 90 alunos dos terceiros anos dos Cursos Técnicos (modalidade integrado ao ensino médio) em Alimentos, em Comércio e em Segurança do Trabalho.

Coordenado pelo Professor Reginaldo Lima Gomes, juntamente com bolsistas do projeto, o evento “Desafio do Arduino” movimentou o campus. A mostra faz parte do projeto de extensão intitulado “Utilização de Impressora 3D e CNC Router para Criação de um Mini Laboratório de Física”, desenvolvido pelo Professor Reginaldo e pelos alunos-bolsistas Carlos Eduardo Aguiar Nascimento, Loraine Fidelis Brito, Lucas Filipe Santos Gonçalves e Letícia Soares da Cunha.

A mostra ocorreu no dia 28 de setembro de 2023 no pátio do Campus Jaru. No 3º bimestre da disciplina de Física, foi proposto aos alunos um projeto que envolvesse o ensino de eletromagnetismo com o uso do Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto que consiste em hardware e software, criada para facilitar a criação de projetos eletrônicos e tornar a eletrônica mais acessível a pessoas de todas as idades e níveis de habilidade.

Durante o período matutino, das 7h10 às 9h30, os alunos apresentaram diversos projetos que utilizavam itens e peças de Arduino com o objetivo de resolver e/ou amenizar problemas do cotidiano. Dentre os projetos, exibiram uma caixa contadora de moedas automática, uma lixeira automática que abre ao perceber a presença de uma pessoa, um irrigador automático, um projeto que utilizava sensores, para que, quando chovesse, uma cobertura retrátil se fechasse para cobrir um varal de roupas e um sensor VU meter – um instrumento usado para medir a intensidade de um sinal de áudio.

Reginaldo destaca que “durante o projeto, os alunos ampliaram seu conhecimento em eletrônica, abrangendo desde conceitos fundamentais, como corrente elétrica, circuitos elétricos, até tópicos avançados, como energia, resistores, Lei de Joule, associação de resistores, resistividade, pilhas, potenciômetros, multímetros e ferro de solda. Também exploraram aspectos práticos, como fusíveis, curto-circuito, lâmpadas, medidas elétricas e força eletromotriz, além de tecnologias como sensores, receptores, capacitores, Arduino, IDE Arduino e bobinas”.

• Jaru-mostra1
  • Jaru-mostra10