Campus Jaru realiza atividades em alusão ao Dia do Químico

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 16h53 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 16h53 | Acessos: 442

Campus Jaru Dia do Químico 6

Em alusão ao dia do (a) Químico (a) (comemorado no dia 18 de junho), foram realizadas no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Jaru, no dia 14 de junho, atividades experimentais na área da Química. As atividades foram desenvolvidas com as turmas dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio nas áreas de Alimentos, Comércio, Segurança no Trabalho e Zootecnia.

Para a coordenadora do evento, professora Jéssica Nascimento, as atividades em comemoração do Dia do Químico desenvolvidas no Campus, tiveram a finalidade de instigar o interesse dos alunos pela disciplina de Química, ao gerar durante as atividades um ambiente de debate, propício para questionamentos e comentários. “Dessa forma, os alunos que estão envolvidos na realização do projeto (turmas de 1° ano do ensino médio e uma turma do 2° ano) tiveram a oportunidade de vivenciar e compreender as reações químicas, ao expor experimentos aos colegas da unidade. Enquanto que, os outros alunos tiveram a oportunidade de participar de um evento que promoveu a disseminação da ciência”, elencou a docente.

A equipe organizadora do evento agredeceu a todos servidores do Campus Jaru pelo apoio e colaboração ao evento, “em especial aos professores Josué Netto, Lercia Martins, Amanda Fernandes e Hendy Barbosa, aos Técnicos administrativos Mateus Xavier e Marcela Santos e a Psicopedagoga Camila Brandão, além da Direção de Ensino  da unidade pelo total suporte fornecido. Parabenizamos aos alunos das turmas de 1° CTCOM, 1°CTALI e 1ºCTZOO, e do 2° de CTST pelo compromisso e desempenho na execução das atividades”.

Durante o evento foi distribuído aos participantes um material de divulgação da ciência. Os materiais desenvolvidos pelos alunos podem ser acessados pelos links: https://padlet.com/AlanCandido/conhe-a-os-principais-qu-micos-da-hist-ria-i8c59w0pkmzba3sn

Sobre o Dia do (a) Químico (a)

Em 18 de junho é comemorado o Dia do (a) Químico (a). A data é importante para todos os químicos do país, uma vez que está relacionada com a assinatura, em 18 de junho de 1956, da Lei Nº 2.800 pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira. Sendo conhecida como “Lei Mater dos Químicos”, que reconhece a profissão do químico, além de determinar as formações que estão dentro da profissão e possibilitar que os próprios químicos exerçam a fiscalização do exercício profissional, por meio do Conselho Federal de Química (CFQ). Portanto, um período muito propício para comemorar a importância desta profissão, ressaltar a relevância dos professores de Química, e o impacto da ciência na vida dos discentes. “Em tempos onde os cidadãos estão pensando e agindo de forma cada vez mais individualizada, datas comemorativas representam momentos importantes de conscientização e de coletivização. Diante de tantos desafios, o Dia do Químico é uma oportunidade de comemorar um dos mais belos ramos do conhecimento humano, bem como, para o reconhecimento da Química e de sua importância para a sociedade”, destacou a técnica de laboratório do Campus Jaru, Camila Budim Lopes.

• Campus_Jaru_-_Dia_do_Químico_1
  • Campus_Jaru_-_Dia_do_Químico_10