Horta, arborização e ética ambiental são parte de projeto desenvolvido no Campus Jaru

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 09h40 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2023, 09h40 | Acessos: 434

Jaru PlantioO Projeto “Cultivando Consciência: Um Projeto de Ética Ambiental” está em desenvolvimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru. A implementação de uma horta comunitária, agroflorestal de cacau e de café e a arborização da própria unidade é uma atividade extra sala de aula das disciplinas de Filosofia e de Ética, Politica e Cidadania, ministradas pela Professora Amanda Fernandes. A ação tem acompanhamento do Departamento de Apoio ao Ensino (Dape/IFRO/Jaru) e participação de estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Integrado ao Ensino Médio.

Iniciado em março deste ano, “Cultivando Consciência: Um Projeto de Ética Ambiental” tem por objetivo promover práticas éticas junto ao meio ambiente, de sustentabilidade e de conscientização ecológica. E ainda busca ampliar as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes, proporcionando-lhes uma experiência prática e significativa de desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. A agrofloresta com pés de cacau e café também servirá como vitrine para a futura escola de chocolate que será implementada no campus e para pesquisas no curso técnico de alimentos.

Com o cultivo da horta comunitária e dos plantios das mudas haverá diversos benefícios ambientais, como a produção de alimentos orgânicos, bem estar térmico e o aumento da biodiversidade local. A iniciativa conta com a parceria do técnico da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Francisco Hildemburg Costa Bezerra (conhecido como Chiquinho da Emater), para assistência técnica.

“O objetivo é promover práticas éticas e responsáveis em relação ao meio ambiente e a conscientização ecológica dos alunos, contribuindo para uma mudança de atitude em relação à sustentabilidade”, conclui Amanda Fernandes.

registrado em: ,