Projeto Contos de Jaru e Outras Histórias é realizado no Lar do Idoso

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 12h21 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2023, 09h29 | Acessos: 619

Jaru1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, está desenvolvendo o Projeto Contos de Jaru e Outras Histórias, na associação Lar do Idoso Manoel Clemente de Souza. Foram realizadas contação de histórias, diálogos e brincadeiras, visando à inclusão social das pessoas que atualmente vivem na instituição.

O Lar do Idoso é localizado no município de Jaru (RO) e acolhe cerca de 20 idosos. Desta maneira, o projeto do Campus Jaru é uma oportunidade para convívio social, já que os idosos são convidados a contar histórias. De acordo com a equipe do projeto, as professoras Érica Cayres Rodrigues (Coordenadora) e Elisabete Ferraz Sanches (Colaboradora) essa é também uma maneira de preservar a memória local.

A ação destaca a extensão e atividades extracurriculares desenvolvidas no IFRO para a comunidade Jaru, com a troca de experiências por meio do diálogo. “Aproxima a comunidade, em especial os residentes do retiro Lar do Idoso Manoel Clemente de Souza, com o IFRO Campus Jaru, por meio de atividades lúdicas e educativas, atingindo um público que muitas vezes, em seu tempo, não teve a oportunidade de se relacionar com a educação escolar”, ressaltam as docentes.

Além dos moradores do Lar do Idoso Manoel Clemente de Souza, também participaram alunos colaboradores, familiares e funcionários da instituição parceira.  O evento ocorreu no dia 30 de março de 2023. “O projeto é uma oportunidade de convívio social, quando, nas rodas de conversa, além de ouvir os contos trazidos pelos alunos colaboradores, os idosos são convidados a contarem as suas histórias, que é parte da própria história de Jaru. Assim, ao preservar essa memória, o projeto também contribui para o enriquecimento do patrimônio cultural da cidade”, explica a Professora Érica Cayres.

registrado em: ,