Jaru abre seleções em editais de ensino com vagas para alunos mediadores e para propostas de projetos com concessão de recursos

Publicado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 12h24 | Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 12h24 | Acessos: 558

Campus Jaru 1 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, publicou dois editais da área de ensino, coordenados pela DE (Diretoria de Ensino). Um voltado ao curso de Medicina Veterinária, para projetos de ensino com concessão de recursos financeiros, e outro para seleção de Mediadores de Inclusão Educacional de cursos técnicos e de graduação.

O primeiro edital é de seleção de Mediadores de Inclusão Educacional buscando selecionar estudantes bolsistas, regularmente matriculados nas modalidades presencial e não presencial dos cursos técnicos e graduações e que possam atuar como mediadores no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE), acompanhados pelos Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas). As inscrições estão abertas até 13/2/2023.

O objetivo é a promoção e a cooperação mútua entre discente-docente e discente-discente, por meio da mediação virtual e presencial aos estudantes com necessidades educacionais específicas, e em suas atividades de ensino visando ao êxito do processo de ensino e aprendizagem, conforme previsto no Plano Anual de Trabalho (PAT) da Direção de Ensino e do Napne do Campus Jaru;

O valor da bolsa mensal para cada estudante mediador será de R$ 200,00 totalizando o investimento anual de R$ 2.000,00 por bolsista, correspondente ao período de até 10 meses de vigência do edital (de março a dezembro). O campus possui total de R$ 34.000,00 que podem ser utilizados nestas ações, considerando o valor fixo e o valor adicional de cadastro reserva.

Poderão concorrer a vagas os estudantes matriculados nas modalidades presencial e não presencial dos cursos técnicos e graduações, exceto os que iniciaram o 1° ano. A dedicação é de 8 horas semanais para atender as atividades, precisando ter boa comunicação, boa relação interpessoal e empatia. Dúvidas e informações poderão ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os mediadores cooperam no atendimento e orientação aos discentes com necessidade educacional específica, visando a sua adaptação e maior integração e interação na plataforma virtual de apoio às atividades de ensino e/ou atividades de ensino correlatas; além de auxiliar na realização das atividades propostas pelos docentes, sempre que compatível com seu grau de conhecimento e experiência. Colaboram ainda com o Napne e os docentes na identificação de melhorias na execução do processo de ensino, propondo medidas ou recursos alternativos a serem implementados na plataforma virtual ou em atividade de ensino.

Preferencialmente, o acompanhamento será junto a estudantes do mesmo curso e ano, ou mesmo curso e ano posterior, ou curso correspondente à verticalização.  São ofertadas 12 vagas de preenchimento imediato e 5 vagas para cadastro de reserva, distribuídas conforme as necessidades do campus relacionadas no edital.

Para ler o Edital 4/2023/JARU-CGAB/IFRO completo, clique neste link.

Veterinária

Até 13 de fevereiro, estão abertas as inscrições do edital de projetos de ensino, com concessão de recursos financeiros para atender a demanda do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária. As atividades educativas extracurriculares devem ter por objetivo promover o aprofundamento e/ou melhoramento do processo de ensino e de aprendizagem e a ampliação das possibilidades de permanência e êxito dos estudantes de cursos técnicos de nível médio e de graduação. Serão selecionados 7 projetos de ensino que atendam aos critérios estabelecidos no edital, com seus respectivos coordenadores e participantes.

Podem enviar projetos, os servidores que atuam diretamente com atividades de ensino, com previsão da participação de estudantes da educação profissional técnica de nível médio e de graduação do campus e de pagamento de auxílio financeiro para aquisição de material de consumo. Os projetos de ensino devem contemplar pelo menos uma das seguintes atividades educativas: projetos interdisciplinares e/ou integradores; cursos de nivelamento; aulas de reforço; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e afins; ação de assessoramento discente; ou outras práticas inovadoras de ensino.

O investimento do campus será da ordem de R$ 70 mil, distribuídos em até R$ 10 mil de taxa de bancada, destinado para compra exclusiva de material de consumo e permanente não disponível no Campus Jaru. Os projetos deverão ter a vigência de 6 meses, dentro do calendário letivo 2023.

Os projetos de ensino caracterizam-se pelo desenvolvimento de atividades educativas extracurriculares, objetivando incentivar processos de inovação na prática pedagógica; desenvolver recursos e metodologias para o ensino e para a aprendizagem; promover a interação de disciplinas ou de componentes curriculares, inclusive de diferentes cursos, níveis e modalidades de ensino; contribuir para o aprimoramento e melhoria da qualidade dos cursos; ampliar as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes do IFRO; oportunizar aos discentes a expansão de seus conhecimentos acadêmicos e humanísticos, por meio da contribuição e interação com seus pares; envolver, prioritariamente, como bolsista, alunos oriundos de escolas públicas e/ou socioeconomicamente vulneráveis.

Para ler o Edital 5/2023/JARU-CGAB/IFRO completo, clique neste link.

registrado em: ,