Campus Jaru realiza o 3º SIMVET – Simpósio de Medicina Veterinária

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 15h02 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 15h23 | Acessos: 1081

Campus Jaru Simpósio de Medicina Veterinária 2

No evento serão debatidos temas pertinentes à necessidade local em Medicina Veterinária com embasamento científico, associando ensino, pesquisa e extensão

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, por meio do Departamento de Extensão, está com inscrições abertas para o 3º SIMVET – Simpósio de Medicina Veterinária. Serão abordados temas relacionados à Medicina Veterinária, tratando os grandes campos de atuação profissional: produção e saúde animal, tecnologia de produtos de origem animal, clínica médica e cirúrgica e saúde pública.

Este ano, assim como na sua segunda edição, o evento será totalmente on-line, gratuito e ocorrerá entre os dias 26 a 28/10/2021 com início às 18 horas, no horário de Rondônia (19 horas de Brasília).

O 3º SIMVET contará com atividades culturais, concurso de fotografia, palestras e apresentação de projeto desenvolvido por alunos do curso. Para o evento, o público-alvo são os alunos do curso de Medicina Veterinária do IFRO Campus Jaru e a comunidade externa, em especial estudantes e profissionais das áreas agrárias.

Com a realização deste evento espera-se integrar o ensino, a pesquisa e a extensão, além de divulgar o conhecimento científico para a comunidade interna e externa. Para a coordenadora do evento, Rute Witter Franco, o objetivo maior do evento é possibilitar um espaço para debates sobre temas com embasamento científico aproximando a comunidade externa ao curso de Medicina Veterinária. A docente ainda explica que serão debatidos temas de importância da área, sendo uma ótima oportunidade para os estudantes e comunidade acadêmica neste momento de pandemia.

Conforme a Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru, Dayane Farias da Silva, “o evento não somente contribui para a minha vida acadêmica, como também ajuda a reforçar mais ainda o interesse pela medicina veterinária”. A estudante complementa: “por ofertar palestras com profissionais de áreas diferentes, que trazem conteúdos que são enriquecedoras para o meu conhecimento, e que mostram também o quanto é grande a área da medicina veterinária”.

Palestras

Nos dia 26, 27 e 28 de outubro ocorrerão seis palestras e uma apresentação de trabalho com profissionais da área e alunos do Curso Bacharelado em Medicina Veterinária, os quais abordarão temas relacionados à medicina felina, saúde pública, reprodução animal, produção de alimentos e bem-estar animal.

As palestras do dia 26 de outubro, às 18h15, serão “Medicina de felinos”, com a Médica Veterinária Ceres Cristina Tempel, especializada em clínica médica de animais de companhia, e a palestra “Leishmaniose: o complexo à saúde pública” com o Médico Veterinário, mestre em Ciências e doutor em Parasitologia, Pedro de Souza Quevedo.

O segundo encontro, no dia 27 de outubro, às 18h15, terá as palestras “Emergências em Felinos” com o Médico Veterinário e doutor em Ciência Animal, Warley Gomes dos Santos, e a palestra “Reprodução em éguas” com a Médica Veterinária e doutora em Biotecnologia, Ilusca Sampaio Finger. Neste dia também haverá a apresentação do projeto de extensão desenvolvido pelos alunos do curso, “Projeto de Extensão Interdisciplinar de Medicina Veterinária – VETInforma”.

No terceiro dia, iniciando também às 18h15 do dia 28 de outubro, as palestras serão “Consumo de carne de frangos e ovos” com a doutora em Zootecnia, Daiane de Oliveira Grieser, e “Influência do bem-estar na produção de vacas leiteiras” com o Médico Veterinário e doutor em Ciência Veterinária, Jomel Francisco dos Santos. Finalizando o evento acontecerá a divulgação do resultado do concurso de fotografia amador, que foi realizado exclusivamente com os alunos matriculados no curso, intitulado “Meu Mundo Vet”.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, o SIMVET vem se consolidando como uma grande ação de extensão do Curso de Medicina Veterinária, abrangendo situações do cotidiano profissional, temáticas de aprofundamento do ensino e avanços tecnológicos e científicos vinculados à área. “É uma grande oportunidade para a comunidade acadêmica de aprofundar seus conhecimentos e discutir com a comunidade externa as diversas áreas de abrangência da Medicina Veterinária, demonstrando sua importância para o desenvolvimento da região de Jaru e do estado de Rondônia”, reforça o Diretor.

As inscrições e as certificações serão realizadas pela plataforma Even3 neste link: https://www.even3.com.br/IIISIMVET. As atividades ocorrerão em sala do Google Meet, com transmissão pelo canal do YouTube do IFRO Campus Jaru.

• Campus_Jaru_-_Simpósio_de_Medicina_Veterinária_1
  • Campus_Jaru_-_Simpósio_de_Medicina_Veterinária_2