Campus Jaru promove II SIPAT com diálogos sobre Ergonomia e Saúde Mental no Trabalho em tempos de Pandemia

Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 13h37 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 13h45 | Acessos: 905

Campus Jaru II SIPAT

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, por meio do Departamento de Extensão, está com inscrições abertas para a II SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da unidade. Neste evento serão abordados temas relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho. Realizado de 28 a 30 de setembro de 2021, em ambiente on-line, o evento este ano tem como tema: “Ergonomia e Saúde Mental no Trabalho em tempos de Pandemia”.

A II SIPAT busca, através de palestras e outras atividades de interação, desenvolver a conscientização no trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que possam causar danos à integridade física dos trabalhadores. O público-alvo são alunos dos cursos do IFRO Campus Jaru, em especial do Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, egressos da unidade e a comunidade em geral.

Para a coordenadora do evento, professora Aline Rosa Gomes, o objetivo maior do evento é “conscientizar e, sobretudo, orientar sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, trazendo profissionais para discutir essas relações”. Ainda segundo a coordenadora, em um período pandêmico como este que estamos vivendo, a saúde mental é o que mais tem nos afligido. Problemas posturais, psicossociais e alimentares estão muito presentes neste momento, principalmente pelo trabalho e estudos em home office, podendo trazer inconvenientes a longo e curto prazos e que precisam ser observados com maior cuidado”.

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro ocorrerão 03 palestras e apresentação de trabalhos com profissionais da área e alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Segurança do Trabalho, os quais abordarão temas relacionados à sensibilização, conscientização e prevenção à saúde e segurança no trabalho. As palestras do dia 28 de abril, às 19h horas, serão “Saúde e Segurança do Trabalho na pandemia: aspectos legais e na prática”, com o Técnico em Segurança do Trabalho Allan Cayqui Franklin e a palestra “Comportamento Alimentar em tempos de pandemia” com a Nutricionista Bianca Fabrízzia de Sá Rodrigues.

O segundo encontro, no dia 29 de setembro, às 19h horas, terá a palestra sobre “Saúde Mental” com a Psicóloga Natiely Souza Lima. Com a chegada da pandemia, a quantidade de pessoas afetadas por doenças mentais subiu abruptamente, tendo como agravantes o distanciamento social, exposição ao estresse vivido pelos familiares, conflitos, preocupação e medo de ser infectado pela doença, afastamento dos amigos e familiares, insegurança e outros fatores que causam abalos emocionais, logo a pandemia não afetou apenas a saúde física, mas também as outras dimensões de bem-estar da população, uma vez que provocou mudanças na rotina diária.

O tema “ Fundamentos da Ergonomia no mercado de trabalho” será abordado pela Fisioterapeuta e Ergonomista Maria Rita Casagrande, e finalizará o evento no dia 30 de setembro, às 19h. O evento contará também com apresentação dos trabalhos dos alunos orientados pelas docentes do IFRO Faelen Thaís Kolln e Alana Mara Koll.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, trata-se de um evento que vem se fortalecendo na unidade e no IFRO como um todo, pois além de abarcar questões referentes ao curso Técnico em Segurança do Trabalho, as discussões se aplicam ao cotidiano das empresas e instituições, ressaltando a importância da saúde e segurança dos colaboradores. “As empresas são movidas por pessoas, e discutir e propor ações que visem melhorar a qualidade de vida, a saúde e segurança de todos, é essencial para o crescimento sustentável dessas instituições”, ressalta o gestor.

As inscrições e certificações serão realizadas pela plataforma Even3 no link: https://www.even3.com.br/IISIPATIFROcampusJaru. As atividades ocorrerão durante os 3 dias em sala do Google Meet com transmissão pelo canal do YouTube, Campus Jaru.

• 0_Campus_Jaru_-_II_SIPAT
  • Campus_Jaru_-_II_SIPAT