Campus Guajará-Mirim é representado por três equipes na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 12h10 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 10h11 | Acessos: 44866

Guajara Robotica 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, foi representado por três equipes na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no IFRO Campus Porto Velho Calama, nos dias 25 e 26 de agosto de 2023.

As equipes que representaram o Campus Guajará-Mirim foram Guajabots, Unimate e Inovatech. No total foram 20 equipes na fase estadual. A colocação que as equipes do campus obtiveram foi o 10° lugar (Unimate), 16° lugar (Guajaboots), e 19° lugar (Innovatech).

Eles disputaram as 3 etapas que compõem a etapa rondoniense do evento. Duas etapas ocorreram no dia 25 de agosto e a última no dia 26, quando também foi realizada a premiação dos vencedores. O objetivo da Olimpíada é incentivar a aprendizagem dos alunos, pois desenvolver a programação dos robôs exige muito compromisso com o projeto, trabalho em equipe e paciência. Conforme os orientadores que acompanharam os alunos de Guajará, a participação contribui com o aprendizado e demostra que o IFRO propicia materiais e incentiva o desenvolvimento discente na área de robótica.

“O evento foi maravilhoso, de muitas experiências para nós professores e também para os alunos. Foram dias de muito aprendizado, socialização. Um evento como esse abraça várias vertentes educacionais, as tecnologias, a comunicação a interação interpessoal e muito mais, e molda o aluno para a vida. Já estou ansiosa pelo evento de 2024, e com muitas ideias para o próximo evento. Agradeço ao Campus Calama que nos acolheu e sediou esse belíssimo evento, bem como os organizadores Rafael Pitwak e Willians de Paula”, avaliou a Professora Inayara Bortoleto.

Os servidores do Campus Guajará-Mirim que acompanharam os alunos no evento foram: Ranieri Braga dos Santos (Coordenador do Centro de Inovação Tecnológica – CIT, e do projeto de ensino), Julio Henrique da Silva Lopes (Treinador de equipe), e Inayara Cristina Bortoleto Zaquel (Treinadora de equipe).

A servidora Inayara e o aluno Maicon Douglas foram entrevistados por uma reportagem de TV durante a OBR. O torneio valia vaga para a etapa nacional em Salvador (BA), de 2 a 12 de outubro, que ficou com a equipe Santo Ofício, do Colégio Classe A, de Porto Velho. A matéria da competição no Campus Calama está publicada aqui.

• Guajara-Robotica_1
  • Guajara-Robotica_10