Bolsa Permanência PBP/MEC

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 11h46 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 16h59 | Acessos: 2

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) do IFRO informa que, conforme a Portaria Nº 1.999/2023 e Ofício Circular Nº 3/2024 do MEC o acesso ao Programa Bolsa Permanência será de fluxo contínuo, devendo o estudante se inscrever diretamente no sistema. Os estudantes poderão buscar apoio nas Coordenações de Assistência Estudantil (CAE) do seu Campus. O Programa, é destinado a indígenas e quilombolas que, se selecionados, recebem bolsa no valor de R$ 1.400,00.

Em conformidade com as modificações estabelecidas pela Portaria no 1.999/2023, o fluxo contínuo de vagas passa a permitir que, a cada conclusão de cadastro de bolsista, a vaga seja ocupada imediatamente por um novo bolsista, contribuindo para a ampliação do acesso a novos candidatos.

Informamos que a plataforma SISBP permanecerá com o período de inscrições para as VAGAS DE REPOSIÇÃO destinadas ao ano de 2024, as quais fazem parte do FLUXO CONTÍNUO, durante  o período de  01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2024, para a captação de novos inscritos para análise, permitindo a autorização de novos bolsistas mediante os cadastros finalizados.

O Programa

O Programa Bolsa Permanência (PBP) é uma política pública voltada a concessão de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior e assim contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados.

Saiba mais sobre o Programa: http://portal.mec.gov.br/programa-bolsa-permanencia/apresentacao