Gestores cumprem agenda em Brasília com foco em parcerias e fortalecimento da educação pública
Reuniões no Congresso Nacional, ministérios e órgãos federais buscaram ampliar investimentos e apoio para projetos estratégicos no estado de Rondônia
Uma comitiva de gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) esteve em Brasília entre os dias 7 e 10 de julho. A equipe cumpriu agenda institucional junto a órgãos do governo federal, parlamentares e representantes internacionais. Participaram das visitas o Reitor, Pró-Reitores, Diretores-Gerais dos campi, Assessores e representação do corpo discente nas agendas oficiais.
O Reitor Moisés José Rosa Souza participou da 146ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e também acompanhou a delegação em visitas ao Congresso Nacional, ministérios e secretarias. Durante os encontros, foram apresentados projetos voltados ao fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia, com ênfase no desenvolvimento regional, inovação, inclusão produtiva, sustentabilidade e modernização da infraestrutura educacional.
Entre os principais objetivos da viagem, esteve a apresentação de projetos e propostas de parcerias institucionais voltadas à captação de recursos e ao fortalecimento da atuação do IFRO no estado. A equipe levou demandas estratégicas da instituição, como recomposição orçamentária, obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ampliação do quadro de servidores, por meio da criação de novos códigos de vagas.
As pautas foram debatidas com representantes do Ministério da Educação (MEC), em especial com o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que sinalizou positivamente para os pleitos apresentados. Além do MEC, a comitiva esteve em reuniões com representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Agricultura e Pecuária (MAPA), Desenvolvimento Regional (MDR), Pesca e Aquicultura (MPA), Ciência e Tecnologia (MCTI), e Integração e Desenvolvimento Regional. Também houve agendas com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Embaixada da Ucrânia.
Além do Reitor do IFRO, integraram a agenda oficial a representante dos Grêmios Estudantis, Eduarda Sued (do 2° ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama); representantes da Direção-Geral dos campi (Elaine Oliveira Costa de Carvalho/Guajará-Mirim, Marcos Anequine/Colorado do Oeste, Adriano Dantas/Ariquemes, Adilson Miranda de Almeida/Cacoal, Renato Delmonico/Jaru, Rodrigo Alécio Stiz/Vilhena, Willians de Paula Pereira/Calama, Jania Maria de Paula/Ji-Paraná e Márcio Moreira Costa/São Miguel do Guaporé); Diana Ketlem Paula do Nascimento (Arint); Elisandro de Moura Martins (Proad); Rodrigo Marques Machado (Dplad Campus Guajará); os assessores da Reitoria Janaina Kelly Leite Chaves, Olakson Pedrosa e Davys Sleman de Negreiros; e representantes do Cidadania Plena: Kelly Cristiane Catafesta e Miralba Uchoa de Carvalho, que participou de reunião específica do macroprojeto que coordena.
Segundo os gestores, toda a comunidade estudantil do IFRO e a sociedade rondoniense serão beneficiadas com os resultados dessas agendas, que trarão impactos positivos diretos e indiretos para a população. Eles também reforçaram o papel da instituição na oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade, alinhada às demandas sociais, econômicas e ambientais do estado de Rondônia.
Redes Sociais