Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nos termos da Lei nº 11892/2008 o IFRO oferta educação profissional técnica de nível médio, cursos de formação inicial e continuada e cursos de nível superior (graduação e pós-graduação).

Os cursos técnicos preparam o educando para o exercício de profissões técnicas, conforme artigo 36-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/1996. No IFRO, ela é desenvolvida, principalmente, de três formas:

  1. Integrada: oferecida a quem já tenha concluído o ensino fundamental e quer fazer o ensino médio e a educação profissional na mesma instituição, efetuando apenas uma matrícula.
  2. Concomitante: oferecida a quem esteja ingressando no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, em instituições de ensino distintas.
  3. Subsequente: oferecida a quem já tenha concluído o ensino médio.

Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, e tenham sido classificados em processo seletivo. Esses cursos, cujo objetivo é formar profissionais aptos ao exercício profissional, podem ser:

  1. Licenciatura: formação docente para atuar na Educação Básica.
  2. Bacharelado: formação ampla dentro de uma área profissional.
  3. Superior de tecnologia: formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Os cursos de pós-graduação são os que se seguem à graduação e podem ser:

  1. Lato sensu: cursos com um objetivo técnico profissional específico. Podem ser cursos de especialização ou aperfeiçoamento.
  2. Stricto sensu: cursos de natureza acadêmica e científica, com objetivo essencialmente científico. Podem ser programas de mestrado ou doutorado.

Os cursos de formação inicial e continuada objetivam a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica, e podem ser de:

  1. Formação Inicial: oferecida aos que buscam qualificação.
  2. Formação Continuada: oferecida aos que buscam atualização e/ou aprofundamento nos conhecimentos.
  3. Formação Inicial e Continuada: vinculada ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA FIC), em nível de ensino fundamental.

Cursos Técnicos

Subsequentes


Cursos de Graduação

Bacharelados


Licenciaturas


Cursos Técnicos

Cursos de Graduação

Licenciaturas


Cursos Técnicos

Subsequentes


Cursos de Graduação

Licenciaturas


Cursos Técnicos

Subsequentes


Cursos de Graduação

Licenciaturas


Fim do conteúdo da página