Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes compartilham resultados positivos em vestibulares

Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 09h32 | Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 21h13 | Acessos: 13710

destaques ifroOs resultados positivos compartilhados pelos egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) com a Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCOM/IFRO) continuam a chegar. Para ler a matéria anterior, clique aqui.

Concluintes de cursos no ano de 2019 agora vão estudar em outros estados brasileiros. É o caso de Ludmilla Carvalho Marreiro Moreira, que vai para Jataí (GO) cursar Biomedicina na UFG (Universidade Federal de Goiás). Na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino), sua nota foi 820 pontos. Agora a família prepara a mudança para a nova região. Enquanto isso, servidores do Campus Porto Velho Calama (onde Ludmilla cursou o Técnico em Informática) e do Instituto Federal de Goiás estão colaborando nesta fase de transição.

“Quando recebi o resultado da aprovação no curso em que me inscrevi, a surpresa foi imensa. O ano passado foi desafiador em muitos aspectos e eu não tinha a dimensão de que seria capaz de conseguir a aprovação no Enem, que poderia vivenciar uma oportunidade como essa. Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por essa bênção concedida e a minha família por sempre me incentivar a correr atrás de meus objetivos”.

Ao comentar sobre como foram fundamentais os investimentos que a educação pública aplica em ações e programas de qualidade do ensino e de inclusão na sua formação no Ensino Médio, ela diz esperar que outros estudantes tenham o mesmo acesso. “O amparo do IFRO, em especial do Campus Porto Velho Calama, por meio da assistência estudantil e do acompanhamento pedagógico, foi fundamental para a minha inclusão. E as oficinas de redação do projeto História e Competências Narrativas, coordenado pela professora Xênia, foram o diferencial para eu ampliar minhas competências narrativas, ampliar meus conhecimentos históricos, minha capacidade de leitura social do mundo e obter essa conquista. Espero conseguir ingressar na graduação, no curso de Biomedicina da UFG, onde fui aprovada, e prosseguir nesse caminho acadêmico. E espero que outros estudantes com necessidades especiais conheçam o IFRO e tenham as oportunidades que tive, conseguindo assim êxito em suas realizações, caminhando a passos largos rumo a uma educação inclusiva”, ressalta Ludmilla.

Alexandre Vinnícius Moraes Silva também foi aluno do Técnico em Informática no Campus Porto Velho Calama e tirou 880 na nota da redação, tendo sido aprovado em Ciência da Computação na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). “Nos sentimos muito felizes e o papel do IFRO foi indispensável, principalmente pelas aulas de redação do professor Marcos Neves”, comemora.

Do Campus Ji-Paraná, Vinícius Leandro Silva Oliveira, que cursou o Técnico em Florestas, vai para a Universidade Federal de Mato Grosso cursar Engenharia Civil. “Minha família e amigos ficaram muito orgulhosos de mim, além de celebrarem minha conquista. Se não fosse o IFRO eu nem sequer teria sonhado com uma universidade federal. O IFRO foi a melhor escolha que fiz e fico muito contente de ter feito parte dessa história”, avalia.

A mudança de Tony Andrew Padilha da Silva será para Rondonópolis (MT), pois foi aprovado para Sistemas de Informação na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). “É algo que não esperávamos, e veio de uma forma muito natural. Foi um sentimento duplo de alegria por ter conseguido o que sonhava e aflição devido à saudade que sentiremos uns dos outros. Mas sonhos exigem sacrifício e para os alcançarmos precisamos fazer escolhas, difíceis até, mas que devem ser feitas. Nosso sentimento maior é de gratidão a Deus e muita felicidade”, resume.

A agora técnica em Eletrotécnica, Danielle Menezes Marrieli, tem como destino a UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), em Itajubá (MG). Aprovada em Engenharia de Computação ela compartilha a alegria familiar: “após a finalização de uma etapa tão importante na minha vida, que foi o IFRO, logo em seguida vem a realização de mais um sonho. Graças a todas as conquistas e experiências em que pude aprender com todos dentro do Instituto foi possível chegar até aqui”.

Rondônia

Não só quem teve aprovação em instituições de outras regiões comemora. Francisley Carvalho Leite, que cursou o Técnico em Informática para Internet no Porto Velho Zona Norte, hoje é acadêmico de Direito na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e mostra os ganhos obtidos na educação pública ofertada pelo IFRO. “Fiz o ENEM 2016 e fui aprovado em Direito na UNIR. Eu e minha família ficamos muito felizes com a aprovação, na época entendi essa aprovação como uma coroação pelos novos conhecimentos adquiridos no Curso Técnico em Informática para Internet, pois já havia tentado em outras oportunidades e não havia conseguido. Atualmente, estou no sexto período e essa aprovação serviu de exemplo para os meus filhos. Inclusive, minha filha Gabriela Emanuele já está fazendo o Curso Técnico em Finanças”, comenta, agradecendo ao Campus Zona Norte pelas oportunidades abertas em sua vida.

Concluinte em 2019 do Técnico em Química no Campus Porto Velho Calama, Anthony Rafael Neves Silva cursará neste ano o Bacharelado em Ciências Contábeis na UNIR (Universidade Federal de Rondônia). Feliz com a conquista, ele diz que dedica “a todos que sempre me apoiaram e à instituição que proporcionou diversas oportunidades que geraram uma gama imensurável de conhecimento”. Já Emmiliane Rocha Mariano, que concluiu no Campus Porto Velho Calama o Curso Técnico em Eletrotécnica, foi aprovada em Educação Física na UNIR e relembra que “O IFRO teve um papel muito importante nos estudos para o Enem”.

Lucas Mateus do Nascimento escolheu um curso para dar prosseguimento à área estudada no Campus Porto Velho Calama, onde concluiu o Técnico em Eletrotécnica. Ele tirou 920 na redação do Enem e cursará Engenharia Elétrica na UNIR. “O IFRO transformou minha maneira de lidar com novos desafios e foi essencial na minha formação como pessoa. Eu e minha família estamos contentes com esta nova conquista”. Flávio Leão de Souza Filho é da turma do Técnico em Edificações do Campus Porto Velho Calama e dará sequência formativa no curso de Engenharia Civil na UNIR. Taxativo, ele contou estarem “felizes” com os bons resultados, incluindo os 860 na nota da redação do Enem.

Tamíris da Silva Borba fez o Técnico em Edificações no Campus Porto Velho Calama e escolheu Enfermagem, sendo aprovada em três faculdades particulares de Porto Velho. Sobre seu aprendizado no IFRO ela relata: “Meus pais se sentem muito orgulhos, pois sou a primeira da família da minha mãe que irá cursar uma universidade. E, acima de tudo, ter realizado e concluído o curso técnico. Através de aulas e ajuda de meus professores, em diversas matérias, pude aperfeiçoar minhas redações, que me fizeram ser aprovada em três vestibulares. Irei cursar Enfermagem na Fimca nesse ano de 2020, com ajuda de uma bolsa. Sou muito grata aos ‘aulões’ e ajuda dos professores. Por fim, todo esforço e dedicação sempre valem a pena”.

No Campus Vilhena, Lissya Giulia Malicheski Silva concluiu o Técnico em Informática. Seu novo desafio será Engenharia Florestal na Faef (Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral). Sobre o IFRO, Lissya afirma que “incentivou o estudante a ser autônomo, buscar pela idealização dos seus sonhos, determinação e sucesso na carreira profissional”.

Outros estudantes que responderam ao questionário ainda aguardavam resultados, como o caso de Juliana Gomes de Queiroz, que foi do Técnico em Administração, Maria Lúcia Rodrigues Ferreira, da área de Gestão Comercial, ambas do Campus Porto Velho Zona Norte; Stefany Karoline Venâncio dos Santos, do Técnico em Edificações no Campus Vilhena; Bruna Emmanelle de Sousa Ramos, Sâmila Mara Sousa, Victória Régia Souza Ribeiro, Maísa Secunde Ferreira Queiroz e Echiley de Almeida Ferreira do Campus Porto Velho Calama.

  • Alexandre_Vinnícius
  • Danielle_Menezes_Marrieli
  • Emmiliane_Rocha_Mariano
  • Flávio_Leão
  • França_Carvalho
  • Lissya_Giulia
  • Lucas_Mateus
  • Ludmilla_Marreiro_Moreira
  • Tamiris_Borba
  • destaques_ifro
            

Fim do conteúdo da página
-->