Concluintes do IFRO conquistam  bons resultados país afora

Publicado: Quarta, 29 de Janeiro de 2020, 10h35 | Última atualização em Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 10h48

img mat alunos ENEM 2019Os estudantes formados pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) em 2019 estão conseguindo resultados positivos nas avaliações que estão realizando. Para um levantamento das conquistas alcançadas pelos egressos, a Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCOM/IFRO) criou um formulário de contato.

Na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), Ana Clara Mandrick dos Santos, que cursou Agroecologia no Campus Cacoal, fez 940 pontos. A estudante diz ter conseguido vaga na Facimed para cursar Medicina. A mesma nota foi alcançada por João Victor Abreu do Nascimento, concluinte do Técnico em Edificações do Campus Porto Velho Calama, que ressalta estar feliz, “o IFRO foi muito importante para o meu desenvolvimento”.

Outros três alunos tiraram 900 pontos na redação do Enem. Paula Patricia Siqueira Santos, de Biotecnologia do Campus Guajará-Mirim, Luiz Pedro Boldrine da Vitória do Técnico em Agropecuária do Campus Cacoal e Luís Henrique da Silva Santos do Técnico em Informática do Campus Porto Velho Calama.

Aprovada para Engenharia Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Paula Patricia explica: “meus pais foram mais que importante, pois me deram a base e o impulso para ir atrás dos meus sonhos. E o IFRO me deu um impulso de conhecimento e garra para ir atrás”.

Stefhany Melo Pereira do Técnico em Agropecuária do Campus Colorado do Oeste foi aprovada em Tecnologia em Marketing do IFRS/Campus Erechim. “O IFRO foi imprescindível para essa conquista, pois através da qualidade do estudo recebido no Ensino Médio consegui alcançar a vaga no curso que sempre sonhei, estando entre uma das primeiras colocadas no vestibular da instituição, quarto lugar”, comemora.

Concluinte do Curso Técnico em Química do Campus Porto Velho Calama, Bruna de Souza Lopes, está selecionada para a graduação em Farmácia pela  UNISUL. “Minha família e amigos estão muito felizes com essa conquista. Graças a essa conquista, atualmente moro mais perto de meus parentes, sendo minha família originária da Região Sul do Brasil”, avalia.

Do Técnico em Química do Campus Ji-Paraná, Alexia Bello Aragon, conseguiu vaga em Psicologia na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Segundo Alexia, “minha família e eu ficamos muito felizes com a aprovação. O IFRO constitui importante papel nessa conquista, sem ele não teria chegado onde cheguei”.

Lorena Lopes de Freitas Dias também cursou o Técnico em Química em Ji-Paraná e está agora está no terceiro período de Psicologia na UFMT. Ela se diz realizada: “o IFRO teve papel essencial na formação do ensino básico e todo o conhecimento químico do técnico também ajudaram muito no Enem. Além do meu desenvolvimento pessoal durante toda a minha experiência na instituição. Me formei no IFRO em 2017, realizei o último Enem em 2018 e passei na UFMT, curso de Psicologia, estou indo para o 3º período agora em 2020”.

“Muito feliz” é como se diz Erica Ribeiro, concluinte do Curso Técnico em Agroecologia do Campus Cacoal. Para ela, que irá cursar Direito na UNESC (Associação Educacional de Cacoal), o IFRO foi “de suma importância,  pois a instituição me instruiu para o caminho do meu sucesso profissional”.

Do Campus Guajará-Mirim, Nathalee Silva do Valle, fez o Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, e vai cursar Farmácia na UnB (Universidade de Brasília/Campus Darcy Ribeiro). “A aprovação significa a derrubada de uma barreira. O IFRO tem uma grande qualidade de ensino que nos garante aprendizados para a vida toda, com todo suporte e estrutura que oferece, garantiu que eu conseguisse me classificar na primeira chamada pelo vestibular tradicional seriado”.

Nathalee ainda comemora por sua aprovação poder servir como estímulo aos demais alunos do interior. De acordo com a agora universitária, em “saberem que somos capazes e todos nós podemos chegar em uma universidade de qualidade”. Para finalizar, ela realça que “o instituto e o curso técnico foram cruciais para que eu pudesse escolher meu curso - através do apoio e esclarecimento de professores do curso técnico pude escolher a profissão da minha vida. O apoio de toda a minha família e amigos foram de extrema importância para que eu pudesse focar nos estudos durante os três anos do PAS/UnB (processo de avaliação seriada triênio 2017-2019), e ter suporte para continuar a jornada. Agradeço ao IFRO e todo seu corpo de servidores, que me abriram um amplo campo de visão de oportunidades”.

• Alunos-ENEM-2019-BRUNA-DE-SOUZA
  • Alunos-ENEM-2019-GABRIEL-PRADO