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Projeto de Nivelamento de matemática atende alunos de cursos técnicos em Vilhena

Publicado: Sexta, 06 de Junho de 2025, 11h49 | Última atualização em Sexta, 06 de Junho de 2025, 11h50 | Acessos: 1232

 Vilhena Matemática 1Com o objetivo de apoiar os estudantes ingressantes no fortalecimento da base matemática, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, desenvolveu, ao longo dos meses de abril e maio, o Projeto de Nivelamento em Matemática para os cursos técnicos integrados ao ensino médio.

A iniciativa foi coordenada pelo Professor Marcos Pinheiro Matos, da área de Matemática, com o apoio das acadêmicas Emanuelly Justamante Basseio e Elenir Reis Noemerg, acadêmicas da Licenciatura em Matemática do próprio campus. As bolsistas atuaram ativamente no planejamento e na execução das atividades pedagógicas.

Voltado para os alunos matriculados no 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações, em Informática e em Eletromecânica, o projeto teve como foco a revisão e o reforço de conteúdos fundamentais da matemática básica, a partir das principais dificuldades identificadas em uma prova diagnóstica aplicada no início do ano letivo.

As aulas de nivelamento ocorreram semanalmente às quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. As oficinas foram planejadas para atender os estudantes durante o primeiro bimestre do semestre letivo, com possibilidade de continuidade conforme a necessidade da turma e os recursos institucionais disponíveis.

A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem diagnóstica e prática: após a aplicação da prova, foram organizadas oficinas temáticas com explicações teóricas, resolução de exercícios contextualizados e atividades em grupo. As aulas foram ministradas em linguagem acessível, com foco no fortalecimento da base matemática e na construção da autoconfiança dos estudantes.

Entre os objetivos específicos, destacaram-se: identificar lacunas em conteúdos matemáticos básicos, promover a recuperação desses conhecimentos por meio de oficinas interativas, facilitar a adaptação dos estudantes ao ensino técnico integrado e contribuir para sua permanência e sucesso acadêmico.

De acordo com o Professor Marcos Pinheiro, a proposta buscou minimizar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos recém-ingressos. Além de beneficiar os estudantes dos cursos técnicos, o projeto também teve um papel relevante na formação das licenciadas em Matemática, que puderam vivenciar, na prática, a atuação docente em um ambiente real de ensino-aprendizagem.

Este projeto foi fundamental para garantir uma transição mais justa e eficaz entre o ensino fundamental e o ensino médio técnico. Ao oferecer esse suporte desde o início, conseguimos contribuir para a redução da evasão escolar, o aumento do rendimento acadêmico e o fortalecimento da autoestima dos estudantes”, destacou o docente.

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