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IFRO realiza ações de transição de gestão para a nova equipe

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 18h00 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 18h05 | Acessos: 27868

transição2As atuais equipes e a equipe de transição do cargo de reitor eleito iniciaram na segunda-feira (29) reuniões de diálogo e troca de informações, na sede da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Durante toda a semana, até esta sexta, dia 2/6, a comissão de transição nomeada oficialmente pelo IFRO encontra-se reunida no âmbito da Reitoria para a transição administrativa.

O Governo Federal ainda deve publicar a portaria de nomeação, pois foi solicitado no dia 12 de maio pelo Gabinete da Reitoria, mediante encaminhamento à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O Professor Moisés José Rosa Souza foi eleito para o cargo de Reitor, tendo sido o resultado final homologado em 12 de maio, durante reunião do Conselho Superior (Consup/IFRO). A consulta à comunidade acadêmica foi realizada no dia 5 de maio para escolha do Reitor e dos(as) Diretores(as)-Gerais dos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena. Confira matéria neste link.

Segundo informe transmitido pelo Reitor Pro Tempore Edslei Rodrigues de Almeida, sobre a transição de gestão da Reitoria, “como é de conhecimento de vocês após o final da eleição para a Reitoria e Direções-Gerais dos campi, a instituição está passando por um fluxo de tratativas, que culminarão na nomeação e posse da nova equipe gestora”.

Edslei acrescenta que desde o dia 8 de maio, quando a Comissão Eleitoral Central publicou o resultado da eleição para Reitor do IFRO, o atual reitor e o reitor eleito começaram as tratativas para o funcionamento do processo de transição. Ele ressalta ainda a importância de evitar a descontinuidade durante a sucessão da administração superior.

“A transição é importante para isso. Significa compreender como está cada setor da instituição, porque há processos em andamento. Há, por exemplo, eventos que foram e estão sendo realizados, como a Rondônia Rural Show, os Jogos Internos do IFRO/JIFRO, editais que estão sendo lançados, conclusão de obras, aquisições, processos seletivos, dentre outras, então é importante que nada pare”, explica.

Na semana do dia 29 de maio a 2 de junho, foi emitida uma portaria que formalizou a criação das equipes de transição, compostas por integrantes de ambos os grupos, que definindo a equipe de transição composta com membros da gestão atual de da nova gestão, que estão detalhando os pontos sobre o funcionamento do processo de transição. “A ordem é facilitar e colocar à disposição o que for preciso para apoiar a transição. Ressaltando que na prática, a transição começou desde o dia 9, quando conversamos com o reitor eleito, sobre as questões administrativas que consideramos importantes nesse momento”, destaca o Reitor.

 

Nova gestão

Segundo Moisés José Rosa Souza, “dia 29 iniciamos o processo de transição para a nova gestão do IFRO, 2023 a 2027. Destaco a relevância deste momento para todos nós, servidores e servidoras do Instituto Federal de Rondônia. Quero aqui registrar a colaboração dos servidores da Reitoria e Professor Edslei que oportunizou este momento de transição, e o Professor Gilmar, reitor substituto”.

“E eu não tenho dúvidas de que nós estamos saindo deste processo de transição – sexta-feira termina esta transição – bem mais fortalecidos do que estávamos inicialmente. Sinaliza também um crescimento institucional de todos nós. Firmo aqui o compromisso de regulamentar o processo de transição para as próximas gestões do IFRO, isso evidencia o nosso amadurecimento institucional. Quero agradecer imensamente aos servidores que aceitaram participar da transição, buscando ações e dados, hoje, do Instituto Federal de Rondônia, com o objetivo de iniciar outra gestão sem fragilizar nenhuma ação ou processo. Mais uma vez agradeço aos servidores, aos que vieram do interior, aos da reitoria. Tanto os que fazem parte da nossa equipe de transição, como também aqueles que nos receberam nos setores e estão colaborando, oferecendo as informações institucionais”, conclui o Professor Moisés.

 

Entenda todo o processo:

  1. Dia 08 de maio: a Comissão Eleitoral Central publicou o resultado preliminar da eleição que ocorreu no âmbito do IFRO;
  2. Dia 08 de maio: o Gabinete da Reitoria convocou a reunião do Conselho Superior/CONSUP para homologação do resultado da Eleição;
  3. Dia 10 de maio: houve reunião da equipe gestora (Gabinete, Pró-reitorias, Diretorias sistêmicas e Assessorias) para definição dos passos da transição, bem como solicitação que fossem realizadas reuniões em cada setor, de forma que todos fossem envolvidos no processo e na feitura do relatório de transição;
  4. Dia 12 de maio: realizou-se a reunião do Conselho Superior que homologou o resultado final da eleição para Reitor, por meio da Resolução nº 14/REIT-CONSUP/IFRO, de 12 de maio de 2023;
  5. Dia 12 de maio: o Gabinete da Reitoria encaminhou à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação (Setec/MEC), de forma que esta iniciasse os procedimentos relativos à nomeação do Reitor do IFRO, eleito para os próximos quatro anos, Prof. Moisés José Rosa Souza.
  6. Também no dia 12 de maio: o Gabinete da Reitoria encaminhou e-mail para todos os servidores do IFRO fornecendo as informações acima relatadas;
  7. Assim sendo, a permanência no cargo da gestão atual, dar-se-á até a nomeação do novo reitor eleito;
  8. Desde o dia 09 de maio: foi estabelecido diálogo com o Reitor eleito colocando o Gabinete à disposição, bem como as dependências da Reitoria para dar início às tratativas necessárias para a transição. Na oportunidade, foram sugeridas datas para reunião das equipes de transição, que foram aceitas, e a qual a gestão atual deixou registrado agradecimento de compreensão e colaboração;
  9. Dia 22 de maio: o Reitor eleito encaminhou para o Gabinete da Reitoria (via processo SEI: 23243.006642/2023-60) os nomes dos/as servidores/as que comporão a equipe de transição;
  10. Dia 26 de maio: foi emitida a Portaria com a comissão de transição da atual e da nova gestão;
  11. Entre os dias 29/5 e 2/6: a comissão de transição estará reunida no âmbito da Reitoria para dar início oficialmente à transição administrativa no IFRO;
  12. Dia 5 de junho: será realizado o Colégio de Dirigentes (Codir/IFRO) de Transição.
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