Projeto de extensão sobre Microbiologia é realizado no IFRO Campus Colorado do Oeste

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 15h37 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 12h17 | Acessos: 1590

Campus Colorado Projeto Microbiologia

O primeiro encontro do projeto de extensão "Conceitos básicos e aplicados de Microbiologia - atividades práticas contextualizadas" aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de (IFRO), Campus Colorado do Oeste. O projeto objetiva integrar os conhecimentos teóricos com técnicas procedimentais básicas de Microbiologia, facilitando a compreensão desta ampla temática.

Os participantes são acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas dos Campi Colorado do Oeste e Ji-Paraná, além de egressos do IFRO. Neste primeiro encontro foi realizada a introdução à Microbiologia com a realização de experimentos práticos. Além deste encontro, a turma ainda participará de outras atividades mensais do projeto que acontecerão ao longo do ano até dezembro.

De acordo com a professora Natália Conceição, o projeto trabalha uma área importante, que atende tanto a demanda dos acadêmicos em formação quanto profissionais que já estão inseridos no mundo do trabalho. “As atividades propostas desenvolvem e enriquecem o conhecimento, proporcionando a contextualização e a importância dos microrganismos com outras áreas do conhecimento e sua importância na natureza, bem como um aprofundamento na análise de suas características biológicas. As vivências durante o projeto proporcionarão uma troca de experiências e discussões contextualizadas a partir dos saberes dos participantes para aquisição de uma visão do mundo microbiano e suas relações ecológicas”, explicou Natália

O projeto é coordenado pela professora Natália Conceição e pela técnica de laboratório Camila Budim Lopes, com a participação das docentes Edilene da Silva Pereira e Germanna Wilk dos Reis Almeida e os técnicos de laboratório Dham Khlisman Velozo da Silva e Leonora Cristina de Souza Rodrigues e a acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas Jéssica Martins.

O projeto foi idealizado como uma ação do Programa de Extensão “Consolidação das Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão entre o Instituto Federal de Rondônia (Brasil) e a Universidad Autónoma del Beni (Bolívia)”, coordenado pela professora Andreza Mendonça, do IFRO Campus Ji-Paraná. A realização do projeto foi alinhada com a demanda de acadêmicos da turma BIO116 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Colorado do Oeste, interessados em fazer uma imersão prática na área de Microbiologia, por meio da realização de experimentos práticos.

• Campus_Colorado_-_Projeto_Microbiologia
  • projeto-microbiologia_800px-001