Novembro Azul: Campanha é lançada no Campus Colorado do Oeste

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 14h45 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 14h51 | Acessos: 2626

Novembro Azul 2

Novembro Azul: esse é o mês em que ocorre a campanha destinada à prevenção do câncer de próstata. E o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) já começou a realizar ações desta campanha. No Campus Colorado do Oeste, a campanha foi lançada durante o momento cívico do dia 03 de novembro.

A equipe de enfermagem do campus explicou aos alunos e servidores o que é o Novembro Azul e quais atividades desta campanha serão desenvolvidas no campus ao longo desse mês, além de exibirem um vídeo produzido pela Sociedade Brasileira de Urologia sobre o Câncer de Próstata. Semanalmente será enviado a todos os alunos e servidores um informativo explicando vários aspectos da campanha, e também haverá uma explanação durante o momento cívico. E serão distribuídos folders, panfletos aos alunos e broches com o símbolo da campanha aos servidores.

O técnico em enfermagem Joacir Lorenzoni explicou um dos desafios da campanha. “Há um grande preconceito entre os homens sobre a realização dos exames de câncer de próstata. Infelizmente este é um fator que contribui para o alto índice de mortalidade dessa doença no Brasil. Precisamos trabalhar a conscientização para uma mudança de postura e mudar este cenário”, relatou.

A enfermeira Gricia de Souza destacou a relevância de trabalhar esta campanha inclusive com os jovens. “A maioria de nossos alunos é jovem e devemos desde já sensibilizá-los. Estando conscientes sobre o que é essa doença e a importância dos exames para prevenção, eles não apenas irão realizar os exames quando atingirem a idade de maior risco, como também serão multiplicadores da campanha dentro da família e do círculo de convivência”, disse.

A campanha

O Novembro Azul é uma campanha mundial de combate ao câncer de próstata, que tenta mostrar a importância da realização de exames regulares e do diagnóstico precoce. Conforme o Ministério da Saúde, mais de 14 mil homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

• Novembro_Azul__1
  • Novembro_Azul__2