Acadêmicos de Veterinária de Colorado do Oeste promovem Ciclo de Palestras sobre combate à Raiva
Acadêmicos do 4º período do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, promoveram um Ciclo de Palestras de Conscientização sobre o Combate à Raiva. A ação teve como público-alvo servidores municipais da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, que atuam na imunização de pessoas e de animais, além de estudantes do Curso de Zootecnia.
O objetivo foi promover conhecimento sobre a epidemiologia, o diagnóstico, o controle e a erradicação da Raiva, uma zoonose letal que afeta animais e humanos. As três palestras fizeram parte da disciplina Vivência e Extensão Veterinária 4, ministrada pela Professora Ana Cláudia Guiraud. A ação também integra o Projeto de Extensão “Conscientização do Combate à Raiva”, aprovado no Edital de Institucionalização das Ações de Extensão de Fluxo Contínuo 2024.
Durante o evento, realizado em 5 de fevereiro de 2025, foram abordados temas como o ciclo da doença, medidas profiláticas e a importância da vacinação de animais de companhia e de produção, além da vacinação de profissionais e estudantes que trabalham com animais, com nas áreas de Veterinária e Zootecnia. A ação também reforçou a parceria entre o IFRO e a Prefeitura Municipal de Colorado do Oeste, que, desde 2021, atuam em conjunto na Campanha de Imunização de Cães e Gatos.
Na campanha de vacinação, acadêmicos do 4º período de Medicina Veterinária recebem formação específica e treinamento prático para atuar na imunização dos animais. Como contrapartida, os estudantes também são imunizados contra a Raiva, garantindo segurança na realização das atividades.
A Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Ana Cláudia Guiraud, destaca a relevância dessas ações extensionistas na formação dos acadêmicos. “As atividades de vivência e de extensão veterinária proporcionam aos acadêmicos contato com a comunidade externa, aprendizado sobre conduta com animais de diversas índoles, responsabilidade com ações de práticas veterinárias, dentre outras”, afirmou.
Ana Guirau comenta que, com iniciativas como essa, o IFRO reafirma seu compromisso com a formação qualificada de seus estudantes e com a promoção da saúde pública, fortalecendo o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a conscientização e a prevenção de zoonoses na região.
Redes Sociais