Acadêmicos de Gestão Ambiental do IFRO realizam recuperação de nascente no Tiro de Guerra em Colorado do Oeste

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2023, 17h19 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 13h40 | Acessos: 39619

colorado recuperacao nascente 06

Acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizaram uma ação de recuperação de nascentes em uma área de preservação localizada no Tiro de Guerra, em Colorado do Oeste. A ação ocorreu dias 16 e 17 de março de 2023.

A atividade foi organizada pela Coordenadora do Curso, professora Ranieli dos Anjos, e pela professora Thainara Quadros. Na ação, foi aplicada a metodologia de recuperação de nascentes desenvolvida pelo servidor da Secretaria de Agricultura (SEAGRI) de Cacoal, Jorge Murer, que acompanhou a atividade e orientou diretamente os acadêmicos. Dessa forma, eles puderam aplicar na prática, os conhecimentos adquiridos.

A professora Ranieli destacou a relevância desse aprendizado na formação dos acadêmicos. “Há uma grande demanda pela recuperação de nascentes em Rondônia, tendo em vista que, os rios estão secando devido ao assoreamento dessas nascentes. Nossos lençóis subterrâneos podem até recarregar, mas a água precisa aflorar para encher os rios, e agora teremos gestores ambientais capacitados para atender a população rural que precisa desse tipo de serviço”, ressaltou.

Ranieli ainda apontou a importância dos recursos hídricos. “Sabe-se que a água é um recurso natural essencial, que apresenta usos múltiplos que vão desde a sua participação na composição bioquímica dos seres vivos até o seu emprego para o desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Nesse sentido, ações que buscam a proteção da água são de extrema importância a fim de garantir a disponibilidade desse recurso para as presentes e futuras gerações”, observou a professora.

Nesse aspecto, ressalta-se que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu para o Dia Mundial da Água 2023, celebrado em 22 de março, o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. Isso visa ao debate sobre formas de acelerar mudanças voltadas a solucionar a crise global da água e saneamento. “Nesse sentido, a ação realizada pelos alunos do curso superior em Tecnologia em Gestão Ambiental foi ao encontro do tema proposto pela ONU, e instiga toda a sociedade a participar de ações voltadas à proteção deste recurso tão importante que é a água. Em homenagem ao Dia da Água, o curso de Gestão Ambiental está desenvolvendo diversas atividades em Colorado do Oeste durante esta semana”, informou a docente.

O envolvimento dos acadêmicos foi elogiado e destacado pela professora Thainara. “A participação dos alunos, na prática, é fundamental para a compreensão dos temas abordados em sala. Os alunos puderam obter conhecimentos que serão essenciais quando forem atuar como gestores ambientais, tendo em vista que o atendimento ao novo Código Florestal é uma demanda de diversos setores. Além disso, fomenta-se a ideia de que todos somos agentes transformadores do meio em que vivemos, e que dentro desta responsabilidade, devemos prezar por ações voltadas a recuperação, conservação e preservação dos recursos naturais”, afirmou Thainara.

Essa atividade foi uma ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente de Colorado do Oeste, Secretaria de Agricultura de Cacoal, Tiro de Guerra (TG 12-001) de Colorado do Oeste. Por isso, as professoras agradecem aos servidores Jenifer Coutinho (Secretária da SEMMA/COL), Eduardo Gomes Brito (SEMMA/COL), Jones Lázaro (SEMMA/COL), Ivandro Buzanello (SEMINFRA/COL), Ademir Alves de Carvalho (SEAGRI/Cacoal) e Sargento Rodrigo (TG 12-001).

• colorado-recuperacao-nascente-01
  • colorado-recuperacao-nascente-02