Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto de pesquisa do Campus Colorado do Oeste receberá fomento de agência externa

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 15h03 | Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 15h07 | Acessos: 178538

Professora Érica de Oliveira Araújo Campus Colorad o do Oeste 2

O projeto de pesquisa intitulado “Manejo de plantas de cobertura: efeitos sobre os atributos químicos do solo, a produtividade e o estado nutricional da cultura do milho cultivado na região amazônica” e desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste foi aprovado em agência externa de fomento para o ciclo 2020-2022. O aporte financeiro auxiliará na continuidade das ações de pesquisa desenvolvidas junto ao grupo de pesquisa Tecnologia para o Manejo do Agroecossistema Tropical (TMAT), na área de atuação Manejo do Solo e da Água na Produção Vegetal.

O projeto, de autoria da professora e pesquisadora Dra. Érica de Oliveira Araújo, foi aprovado pela agência de fomento Fundação AGRISUS - Agricultura Sustentável em conjunto com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – FEALQ na data de 19 de fevereiro de 2020. O projeto visa somar esforços na formação de pesquisadores e professores capazes de gerar sólida tecnologia e de promover uma agricultura progressista, econômica e estável, em benefício das gerações futuras. A investigação centrada no aprofundamento deste conhecimento servirá de base científica para um novo processo tecnológico destinado à produção agrícola na região Amazônica, objetivando alcançar tanto pequenos quanto grandes produtores através da integração tecnológica, contribuindo desta forma, para o desenvolvimento e consolidação da pesquisa agrícola no Estado de Rondônia.

A docente informa que o projeto de pesquisa aprovado pela AGRISUS-FEALQ é resultado de pesquisa continuada e financiada pelo Programa de Apoio a Pesquisa – PAP/ FAPERO no ciclo 2018-2020, e que a captação de recursos externos junto a diferentes agências de fomento regionais e nacionais faz-se necessária para a potencialização da pesquisa institucional apoiada pela Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp) e Departamento de Pesquisa (Depesp) do IFRO. Neste cenário, foram captados mais de R$ 50.000,00 em recursos externos para diferentes atendimentos, que abrangem desde material de consumo, serviço terceirizado, a passagens e diárias, auxiliando na condução de experimentos de longa duração, na integridade e na confiabilidade da pesquisa científica.

Para a docente Érica de Oliveira Araújo “[...] nada grandioso se faz sozinho, e nessa premissa, o projeto de pesquisa conta com a colaboração de cinco bolsistas de graduação do Curso de Agronomia e quatro bolsistas de ensino médio do Curso Técnico em Agropecuária, subsidiados pelo programa de bolsas de iniciação científica institucional, bem como pela colaboração direta do Departamento de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão, em especial pelos servidores José Vanor Felini Catânio e Wagner Viana Andreata”.

  • Campus_Colorado_do_Oeste_-_Projeto_de_pesquisa
  • Professora_Érica_de_Oliveira_Araújo_-_Campus_Colorad_o_do_Oeste_1
  • Professora_Érica_de_Oliveira_Araújo_-_Campus_Colorad_o_do_Oeste_2
Fim do conteúdo da página