Campus Colorado do Oeste: reunião discute demandas do setor agropecuário do Cone Sul de RO

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 19h48 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 19h51 | Acessos: 190396

Campus Colorado Reunião com Sebrae Seagri e Emater 12

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, reuniram-se no dia 13 de fevereiro com representantes da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para dar continuidade às tratativas visando o desenvolvimento de ações para atender demandas do setor agropecuário na região do Cone Sul de Rondônia.

Desde 2019 já ocorrem reuniões no intuito de colocar em prática atividades que irão beneficiar principalmente os produtores rurais. Entre os objetivos está a instalação de viveiros para produção de mudas florestais destinadas à recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente. No encontro, tratou-se também da participação do IFRO na realização da 1ª FEITEC no município de Cerejeiras e do Seminário Rural em Colorado do Oeste.

O Chefe do Departamento de Extensão, professor Willian Mota, relatou que o principal objetivo da reunião é estreitar a parceria com as instituições que atuam na região e em conjunto somam forças para atender a comunidade. “O IFRO desenvolve muitas pesquisas que podem chegar aos produtores através da parceria com a EMATER, SEAGRI e SEBRAE, nossas instalações e atividades produtivas estão abertas para capacitar profissionais desses órgãos, e seremos solícitos às demandas desses parceiros, assim como eles muitas vezes contribuem com nossas demandas”, ressaltou.

Para Cristiane Arruda, Analista da regional de Vilhena do Sebrae, que atua na área de agronegócio e participou da reunião, a proposição de parcerias com o IFRO e demais entidades do setor, é de extrema importância para a entrega de serviços de qualidade para a sociedade. “O Sebrae enxerga o IFRO como um parceiro forte. [...] sei de várias realizações que já foram feitas não só na unidade de Colorado, mas como em outras unidades no Estado e sabemos da capacidade que o IFRO, tem do corpo técnico que possui e de como isso pode influenciar nas ações que a gente realiza”, explanou.

Alessandro Pedralli da Silva, gerente regional do Território Cone Sul da Emater, destacou o papel das pesquisas para a melhoria da produtividade rural. “As maiores dificuldades que a gente tem foram apresentadas para o Instituto e a partir da parceria fazer uma assistência técnica extensão rural, mais efetiva, mais precisa. Para que o produtor rural consiga o sucesso em suas atividades”, disse.

Representando a a regional do Cone Sul da Seagri, o servidor Ariel Pereira Gomes, reforçou que a parceria vai colaborar ainda mais na transferência de tecnologias para os produtores rurais. “. Nós entramos com a parte de fomento à extensão, e precisamos da parte de pesquisa, que no caso provém do IFRO, que te renome, tem uma qualidade de atendimento. Esperamos colher vários e bons frutos, com essa parceria”, finalizou.

• Campus_Colorado_-_Reunião_com_Sebrae_Seagri_e_Emater_1
  • Campus_Colorado_-_Reunião_com_Sebrae_Seagri_e_Emater_10