Projeto Smartscópio da Unir é apresentado para acadêmicos de Ciências Biológicas de Colorado do Oeste

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 17h51 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 14h03 | Acessos: 100569

Campus Colorado Smartscópio 3

Acadêmicos das turmas Bio117 e Bio116 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, conheceram, durante uma aula da disciplina de Oficina de Material Pedagógico, ministrada no dia 03 de dezembro de 2019, o projeto "Smartscópio", apresentado pela professora Osvanda Silva de Moura, docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Campus Porto Velho.

O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educiência, ligado ao Departamento de Biologia da Unir, e coordenado pela professora Gean Carla Sganderla, tendo como colaboradoras as professoras Lorena Candice e Osvanda Silva de Moura. Segundo Osvanda, o Smartscópio é um projeto de Educação e Ensino de Ciências, cujo objetivo é estimular o ensino de ciências a partir da promoção da visualização do mundo microscópico, através de um equipamento de baixo custo e alto rendimento educacional. Outro objetivo é levar essa prática para o máximo de escolas possíveis, democratizando, assim, o ensino, especialmente no mundo micro. “Muitos alunos de escolas públicas nunca tiveram a oportunidade de ter acesso a um microscópio convencional, muitas vezes em decorrência da falta desse equipamento nas escolas pelo alto custo e o Smartscopio pode sanar essa lacuna nas escolas.Dessa forma, os docentes podem levar mais dinamismo nas aulas, sejam elas de biologia ou química, por exemplo”, destacou.

Diego Soares Carvalho, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ressaltou que a produção do equipamento com materiais de fácil acesso é extremamente importante, “[...] uma vez que, possibilita o desenvolvimento de aulas práticas ou demonstrações de células e organismos microscópicos que não são visualizados a olho nu. Sabemos que muitas escolas de educação básica não tem microscópio, tal equipamento pode em parte suprir tal demanda”.

• Campus_Colorado_-_Smartscópio_1
  • Campus_Colorado_-_Smartscópio_2