Acadêmicos de Gestão Ambiental participam de visita técnica a PCHs

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 10h46 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 10h55 | Acessos: 1235

gestao ambiental nas pch 009

Acadêmicos de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, conheceram de perto como funcionam as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). O aprendizado foi através de visita técnica nas PCHs Cabixi I em Vilhena (RO) e Cabixi II em Comodoro (MT), do Grupo Cassol Energia, nos dias 26 e 27 de outubro de 2019.

A visita técnica foi organizada pelos professores Carla Silveira de Arruda e Diógenes Mendes Araújo através das disciplinas de Legislação Ambiental e Química Orgânica e Ambiental. Os professores explicaram que essa atividade oportunizou vivências aos discentes sobre a Legislação Ambiental pertinente a uma empresa do setor energético, cuja atividade se concentra na geração de energia hidrelétrica e também desenvolve programas e projetos na área ambiental, objetivando atender a Legislação Ambiental pertinente, conforme exigências dos órgãos competentes.

“Os alunos puderam compreender tanto o processo de implantação quanto de operação desta atividade, bem como compreender as vantagens das PCHs, em relação a outras matrizes, potencial energético, regiões beneficiadas, seu enquadramento aos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), além dos potenciais e efetivos impactos gerados na atividade. Eles também observaram a relevância do papel do Gestor Ambiental por meio das explanações técnicas e científicas realizada pelo Engenheiro Ambiental Cleber Gasques, que nos acompanhou em todos os momentos da visita”, contou a professora Carla.

Durante os dois dias de visita, os acadêmicos realizaram diversas atividades, como a visita ao lago das PCHs e à casa de máquinas e demais estruturas da PCH. Na visita à Gruta da Cabixi I eles caminharam por uma trilha onde puderam contemplar a beleza do local, as características do bioma Amazônico na faixa de transição com o Cerrado, alguns insetos, e a avifauna. Também foi realizada a análise de água (tipo alfakit) na cachoeira da Cabixi II e eles assistiram palestras e informativos sobre o Arcabouço Legal, sob coordenação do Gerente Administrativo e Chefe do Departamento de Meio Ambiente do Grupo Cassol Energia, Engenheiro Ambiental Cleber Max Vieira Gasques.

Para a acadêmica Edna de Souza Mazzo Santa, o aprendizado obtido na atividade foi muito positivo. “A realização dessa visita técnica nas PCHs nos proporcionou uma experiência única, conhecimentos sobre o funcionamento das suas instalações, geradores de energia, além da importância, ganhos e impactos em cadeia. Observamos que a PCH em si demostra certa preocupação na preservação do meio ambiente”, comentou a aluna de Gestão Ambiental.

O professor Diógenes destacou a relevância deste tipo de atividade na formação acadêmica. “A experiência foi enriquecedora, única, e constituiu uma oportunidade fundamental para a formação dos acadêmicos do Curso Superior de Gestão Ambiental. Por meio dessas atividades, buscamos a sólida formação dos futuros profissionais egressos do IFRO”, realçou o professor.

A formação para o mundo do trabalho também foi ressaltada pela professora Carla. “A visita técnica foi muito pertinente para relacionar os conteúdos ministrados na disciplina de Legislação Ambiental, pois os discentes além de compreender melhor o arcabouço legal ambiental aplicado em uma empresa do setor energético, também puderam ter uma visão abrangente sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho depois de formados”, frisou.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/ Jornalismo/11-Novembro-2019/11-11-19/colorado_