Campus Colorado do Oeste promove a IV Semana de Biologia

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 13h27 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 13h27 | Acessos: 1075

semana biologia 2019 800px 001A IV Semana de Biologia do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Colorado do Oeste, teve como tema “Biogenética: conhecer para preservar”. O evento ocorreu de 03 a 06/09/2019 e foi voltado a estudantes, profissionais da área e comunidade em geral, contando com 460 inscritos.

A Biogenética é uma teoria segundo a qual os vários estágios do desenvolvimento de um indivíduo, do nascimento à maturidade (ontogenia), recapitulam a história evolutiva da sua espécie (filogenia). Sendo assim é preciso conhecer a história evolutiva das espécies, compreendendo a importância de cada ser vivo para o ambiente e então preservar toda forma de vida, mantendo o equilíbrio natural. Além da Biogenética, houve discussões de outros temas, tais como Ensino de Ciências e Biologia, Perícia criminal, Geologia, Microbiologia e Entomologia. A programação contou com palestras, minicursos e exposições.

Segundo o pesquisador da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fábio Hepp Silva Fernandes dos Santos, “tive uma ótima experiência participando do evento que, além de altamente inclusivo com alunos de diversos institutos federais, foi organizado com maestria pelos servidores e alunos. A reação dos alunos, principalmente daqueles que participaram do minicurso que ministrei, com os quais tive contato mais próximo, foi incrível. A prevalência do sentimento mútuo de gratidão e gratificação foi nítida para todos”.

Fábio que foi palestrante do evento, ainda afirmou que “ao fim do evento, tenho certeza que os participantes estavam mais capacitados e preparados para atuarem profissionalmente em suas respectivas áreas de conhecimento. Parabéns a todos os organizadores e participantes pelo esforço e dedicação. Espero que o evento continue ocorrendo periodicamente, possibilitando a formação de novos profissionais e a troca de experiência e conhecimento entre alunos, pesquisadores e técnicos de diferentes regiões do país, áreas de atuação e instituições de ensino e pesquisa”.

Foram discutidos diferentes temas relevantes da Biologia e do Ensino de Ciências e Biologia como: Biogeografia e preservação ambiental, As rochas e a vida, Métodos alternativos no controle populacional de insetos, Confecção de coleções biológicas virtuais, Manejo de animais peçonhentos, Uso do GNSS/GPS para aplicações ambientais, Perícia Criminal, Introdução às técnicas e procedimentos de pesquisa com anfíbios: do campo ao laboratório, Insetos Vetores: taxonomia, controle e importância médica, Fungos Micorrízicos Arbusculares: aspectos gerais, ecologia e aplicação, Exposição de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos de Biologia, Desvendando a profissão de biólogo licenciado, Mestrado Acadêmico em Educação: experiências e desafios de um(a) egresso(a), e As mudanças no Ensino de Ciências nas últimas décadas.

O Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Colorado do Oeste, Diego Soares Carvalho, mencionou a importância desse tipo de evento para promover a diversificação na formação dos discentes e a interação dos discentes de diferentes turmas, cursos e campi. “Além de muitas atividades teóricas, tivemos aulas práticas de laboratório e aulas de campo onde foram realizadas coletas de materiais biológicos para identificação e confecção de coleções biológicas. Para concluir é notório como o evento é abrangente e trabalha com diferentes áreas do conhecimento sendo interessante para a formação de diferentes profissionais”, comentou.

Para Gabriela Aparecida Silva Bersch, acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, “a IV semana de biologia foi um evento de grandes oportunidades para os discentes, contava com ótimas palestras e oficinas. A oficina de Introdução às técnicas e procedimentos de pesquisa com anfíbios: do campo ao laboratório, ministrada por pesquisadores da UFRJ, da qual participei foi de grande experiência”.

Nilton Pereira de Souza, acadêmico do 8º período de licenciatura em Ciências Biológicas. Destacou que o evento foi de grande importância para acadêmicos, servidores e comunidade externa, pois “contemplou diversas áreas da biologia e educação, deste modo foi possível participar de atividades a qual o participante tem afinidade. Este evento possibilitou perceber a importância e potencialidade dos biólogos, seja bacharel ou licenciado que atuam como docentes e/ou pesquisadores, para o desenvolvimento da ciência”.

• semana-biologia-2019_800px-001
  • semana-biologia-2019_800px-002