Campus Colorado do Oeste realiza videoconferência sobre "Antártica e Mudanças Climáticas"

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 19h09 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 19h09 | Acessos: 1053

palestra antartica 1O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Colorado do Oeste, participou da XXIII Semana Polar Internacional, realizada de 23 a 27 de setembro, promovida pela APECS-Brasil (Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Polos). Na oportunidade, foi realizada videoconferência com o professor e pesquisador André Luiz Belém, do Observatório Oceanográfico, que fez apresentação sobre o tema "Antártica e Mudanças Climáticas", bem como as relações dos ambientes polares com a floresta amazônica.

A palestra foi realizada, via Skype, no miniauditório do Centro de Convenções Eduardo Valverde, no próprio Campus Colorado do Oeste, no dia 23/9. Do IFRO participou a turma do 4º período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, conforme orientação da professora Carla Silveira de Arruda, da disciplina de Sistemas de Gestão Integrada.

“Foi uma ótima oportunidade para os acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental ampliar o conhecimento sobre o tema mudanças climáticas, tão debatido globalmente. Através de um diálogo, via videoconferência, com um pesquisar polar ativo, os alunos puderam obter respostas sobre várias dúvidas e curiosidades apresentadas naquele momento”, explicou a docente.

O evento ainda favoreceu o intercâmbio de informações, possibilitando ampliar o conhecimento sobre outras realidades, a exemplo os ambientes polares, de uma forma mais dinâmica. As regiões polares sustentam uma rica biodiversidade e interferem de maneira direta no clima do planeta, por isso os cientistas que desenvolvem pesquisa nas regiões polares procuram aproximação com as demais comunidades, visando disseminar conhecimento e preservar essas regiões.

Para a formação do profissional de Tecnologia em Gestão Ambiental é fundamental a compreensão das principais relações entre as ações locais sobre as ações globais e vice-versa, a fim de ter uma visão ampla sobre sua área de atuação profissional. O Professor Diógenes Mendes Araújo afirmou que “foi uma oportunidade enriquecedora, tivemos uma aula com um pesquisador demasiadamente experiente e embasado na área de mudanças climáticas”.

• palestra_antartica-1
  • palestra_antartica-2