Campus Colorado do Oeste promove 2ª Feira de Troca de Sementes Crioulas do IFRO

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 11h08 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 11h08 | Acessos: 1770

feira sementes COLORADO 18A 2ª Feira de Troca de Sementes Crioulas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, reuniu pequenos produtores rurais e estudantes de áreas agrícolas. Eles participaram da troca de sementes e de mudas, do tour pelas áreas experimentais do campus, em que conheceram os setores de produção vegetal e animal, além de terem participado de palestras, debates e relatos de saberes e experiências desenvolvidas em agroecologia.

Realizado pelo Grupo de Pesquisa de Tecnologias para o Manejo de Agrossistemas Tropicais (TMAT), em parceria com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o evento ocorreu no dia 23 de agosto. A atividade proporcionou que durante a troca de sementes os produtores pudessem conhecer novas espécies, aprender mais sobre agroecologia e ainda contribuir para práticas que garantam a soberania alimentar.

O Técnico em Agropecuária do Campus Colorado do Oeste, Anderson Braun dos Santos, participa da equipe organizadora do evento e diz que a atividade fomenta a agricultura familiar da região, além de aproximar o IFRO dos agricultores.  “Reunimos aqui mais de 70 produtores, que trouxeram sementes de todos os locais do Cone Sul do Estado e no evento puderam trocar experiências, sementes, material vegetativo e ainda trocar ideias”, diz Anderson.

Daniel Sobczak de Souza, do Movimento dos Pequenos Agricultores, explica que “o MPA tem essa dinâmica de preservar a semente crioula. E na parceria com o Instituto Federal, nesta segunda edição da Feira de Troca da Semente Crioula, contribui partilhando com os agricultores, professores e estudantes do IFRO”. Segundo ele, a pretensão é organizar as feiras de trocas e preservar sementes para garantir as diferentes espécies, bem como debater a garantia da soberania alimentar.

Temas relacionados ao sistema agroecológico de produção também foram abordados durante a Feira. Participando pela primeira vez da atividade, a produtora rural de Colorado do Oeste, Marilan da Silva Sousa, afirmou que “esse evento é muito importante para a instituição e para nós camponeses, porque é a troca de experiências, de saberes e de sementes. É uma experiência que contribui tanto para a instituição quanto para os agricultores na produção de alimentos para nossa sociedade”.

As sementes crioulas partilhadas são aquelas que não possuem intervenção genética, são naturais, tradicionais, produzidas por agricultores familiares, possuindo assim uma grande diversidade genética. O Professor da Escola Planalto, do município de Cabixi (RO), José Antônio Nunes dos Santos, levou uma turma do Ensino Médio para participar do evento. “Contribuiu com a aprendizagem dos alunos”, ressaltou, explicando que a participação dos estudantes ajuda a ter maior conhecimento.

• feira-sementes-COLORADO_1
  • feira-sementes-COLORADO_10