Campus Colorado do Oeste realiza 1ª fase do III Lançamento de Foguetes

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 12h06 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2017, 15h26 | Acessos: 2440

Os alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participam entre os dias 25 e 29 de abril, da primeira fase do III Lançamento de Foguetes.

Os lançamentos são realizados durante as aulas de Física por todas as turmas, que são divididas em equipes. Na atividade, cada equipe confecciona seu próprio foguete utilizando garrafas pet, monta a base de lançamento e define a proporção da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, usada como combustível para o foguete. Dois lançamentos são realizados por equipe.

A equipe de cada turma que tiver o maior alcance horizontal será classificada para a fase final, prevista para o dia 04 de maio. A melhor equipe da final poderá representar o campus na VIII Jornada de Foguetes que acontecerá durante a X Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2016).

Segundo a coordenação do evento, o projeto objetiva proporcionar aos alunos a exposição de seus conhecimentos científicos através da experimentação, aplicando vários conceitos aprendidos durante as aulas. “Além disso, valoriza-se a inter-relação e o trabalho em grupo em que cada um está consciente de sua responsabilidade como componente da equipe”, comentou um dos coordenadores, professor Márcio Adolfo de Almeida.