Ações no Campus Colorado do Oeste promovem saúde e qualidade de vida

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 12h49 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 17h36 | Acessos: 1236

curso combate incendio 003Servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Educação de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram de diversas ações de promoção de saúde e qualidade de vida ao longo do primeiro semestre de 2019, envolvendo desde vacinação e campanhas de conscientização a treinamentos contra incêndio.

As ações foram derivadas de temas apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como os principais condicionantes de saúde no ano de 2019. O planejamento e a realização do conjunto de ações foram feitos pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) em parceria com a Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) e equipe do Departamento de Assistência ao Educando (DEPAE) do Campus Colorado do Oeste.

“Diante da importância e relevância dos temas propostos, decidiu-se que as ações seriam desenvolvidas de maneira contínua ao longo do ano letivo e abrangeriam não só os servidores do Campus, bem como toda a comunidade acadêmica. Além disso, fizemos parcerias com outros órgãos para realizar as ações”, explicou o Técnico em Enfermagem, Joacir Aparecido Lourenzoni, da CISSP. Ele também afirmou que a equipe pretende realizar outras ações desta área ao longo do segundo semestre de 2019.

A integração de ações foi destacada pela chefe do DEPAE (Departamento de Assistência ao Educando), Mariana de Souza Cabecioni, que considerou que esse método possibilitou ampliar o alcance das ações. “Embora sejam públicos diferentes, as atividades que trabalhamos são importantes para todos. Desta forma, envolvemos mais pessoas sem precisar refazer as ações para cada segmento”, comentou Mariana.

Campanhas

Em abril o foco no Dia Mundial da Saúde, com atividades de conscientização durante o Momento Cívico Semanal do Campus. Nesta campanha houve a realização de palestras sobre fatores condicionantes para uma boa saúde, com o enfermeiro Cleisson dos Passos, e sobre a preservação da voz e audição, com a fonoaudióloga Marcia Dias.

Durante as campanhas em prol da saúde, foram realizados mais de oitenta exames de sorologia para HIV e Hepatite “B” e “C”, abrangendo acadêmicos e servidores, através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Colorado do Oeste. A parceria com a Semusa continuou em maio, quando mais de 60 professores do Campus foram imunizados contra a Gripe (influenza) através da campanha de vacinação preconizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Ainda em maio, foi realizada a Campanha Maio Amarelo, alusiva à segurança no trânsito, que contou com a parceria da CIRETRAN de Colorado do Oeste e a Polícia Rodoviária Federal que ministrou palestra educativa sobre o trânsito aos acadêmicos e servidores em 30 de maio. E para os próprios alunos participarem da campanha, foi realizado um concurso de produção de cartazes sobre a temática de conscientização de segurança no trânsito com apoio da CIRETRAN.

Em junho foi realizado durante XII Semana do Meio Ambiente um minicurso de prevenção e combate a incêndios, promovido pela equipe de Bombeiros Civis de Vilhena. Nesta ação, foram capacitadas cerca de 20 pessoas, entre servidores, estudantes e membros da comunidade externa. “É importante prevenir e estar preparado para esse tipo de sinistro, ainda mais em nosso campus, onde há alunos residentes. Por isso, além de termos cerca de 150 extintores distribuídos pelas edificações, buscamos preparar as pessoas para que saibam como agir em situações de urgência e emergência”, ponderou Joacir.

• curso-combate-incendio-001
  • curso-combate-incendio-002