Equipe do IFRO classifica-se para estadual da Olimpíada Brasileira de Zootecnia

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 17h15 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 17h26 | Acessos: 1446

Campus Colorado equipe zootecnia colorado

A equipe ZooNorte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, classificou-se para a etapa estadual da 1ª Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ). Apenas 24 equipes do Brasil passaram para esta fase.

Os cinco acadêmicos do curso de Zootecnia do campus participarão da etapa estadual da OBZ nos dias 9 e 10 de julho, realizando provas individuais e em grupo. Se classificada, a equipe do IFRO participará da etapa nacional, a ser realizada durante o Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), em Uberaba, Minas Gerais, nos dias 14 e 15 de agosto.

O professor orientador da equipe ZooNorte, Abílio Ciríaco, considera que essa é uma grande oportunidade aos acadêmicos. “Este é o momento de sair da zona de conforto e demostrar o potencial individual e em grupo dos alunos envolvidos. Além de mostrar a qualidade das diferentes formas de aprendizados que o Campus Colorado do Oeste oferece através do ensino, da pesquisa e da extensão”, avaliou o orientador.

O coordenador do curso de Zootecnia do Campus Colorado do Oeste, Fagton de Mattos Negrão, afirmou que a participação na competição demonstra a formação acadêmica dos estudantes e a qualidade do curso, que completou em abril dois anos de implantação no campus, além de atribuir reconhecimento para os discentes, docentes e técnicos administrativos.

A Olimpíada Brasileira de Zootecnia

A OBZ visa incentivar o crescimento de estudos zootécnicos, permitindo aos acadêmicos da área aplicarem seus conhecimentos e habilidades em meio a um espírito olímpico. Ela é organizada em três etapas: regional, estadual e nacional.

Os participantes são estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Zootecnia do país e participam em equipes. Cada equipe tem a orientação de um professor responsável, que, entre outras funções, ajuda os acadêmicos nos estudos preparatórios para a competição.

Os acadêmicos participantes são avaliados através de provas. A avaliação é sobre os conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Zootecnia e sobre questões de atuação profissional em Zootecnia. Já na fase nacional haverá também o “desafio de ideias”, cujo tema é divulgado apenas na hora da sua realização.