Campus Colorado do Oeste recebe visita de Diretor Internacional da Agência Espacial Russa

Publicado: Terça, 21 de Mai de 2019, 16h36 | Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2019, 17h37 | Acessos: 1909

Campus Colorado Visita do Diretor Internacional da Agência Espacial Russa

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, recebeu na quinta-feira, 09 de maio de 2019, o Diretor Internacional da Roscosmos (Agência Espacial da Rússia), Gennady Saenko. A visita é resultante de uma articulação do Grupo de Pesquisas Espaciais (GREES) da unidade com a Roscosmos, para o desenvolvimento de projetos no setor de posicionamento global.

O GREES é liderado pelos docentes Valdir Moura e Ranieli dos Anjos de Souza. “A expectativa é que seja instalado no campus mais uma estação de recepção do Global Orbiting Navigation System (GLONASS), o ‘GPS’ Russo, cuja estação servirá para calibrar a constelação de satélites do GLONASS”, afirmou Ranieli.

Atualmente, já foram instaladas estações na Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e outra no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). A conclusão deste projeto irá inserir a região Norte do Brasil no segmento espacial, e melhorará o sinal deste sistema do qual o país é usuário.

O Diretor-Geral do Campus, Marcos Anequine e a Diretora de Pesquisa Roberta Holanda também participaram da visita. Segundo Gennady, esse convênio é a porta de entrada de uma parceria duradoura e a Roscosmos tem interesse em diversas áreas e pesquisas, visualizando no GREES um grupo com potencial de atender aos anseios da Agência Espacial Russa.

Para a concretização deste projeto, o Reitor, Uberlando Tiburtino Leite, e o Presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Augusto Teixeira de Moura, já sinalizaram apoio e interesse que essa parceria seja efetivada. “Estamos agora aguardando os trâmites legais junto à Reitoria para que o contrato possa ser formalizado e, assim, possamos dar início às ações que planejamos executar”, afirmou Valdir Moura.

• Campus_Colorado_-_Visita_do_Diretor_Internacional_da_Agência_Espacial_Russa