Acadêmicos de Agronomia de Colorado do Oeste participam de visitas técnicas no estado de Mato Grosso

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 16h26 | Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 16h46 | Acessos: 1297

Campus Colorado Visita Técnica Engenharia Agronômica 1

Os acadêmicos do 9º período do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus de Colorado do Oeste, participaram de visitas técnicas nos municípios de Sapezal e Campo Novo do Parecis, no estado do Mato Grosso, entre os dias 10 e 11 de abril.

A primeira visita técnica ocorreu na empresa “Gaivotas Aviação Agrícola” onde os alunos foram recebidos pelo gerente de operações, Jean Cláudio, e pelo piloto, Paulo Morandi. Na empresa conheceram os procedimentos de utilização de aviões em aplicações agrícolas, verificaram in loco a aeronave e os equipamentos utilizados no processo. A professora Patrícia Menezes, que ministra a disciplina de “Tópicos Avançados em Máquinas Agrícolas”, relata que a oportunidade de integrar os conteúdos vistos em sala com a realidade vivenciada no campo é essencial para a formação e experiência dos alunos. “A visita contribuiu para o aprendizado dos acadêmicos que puderam sanar suas dúvidas a respeito desta importante operação agrícola, que vem se consolidando também na região do Cone Sul de Rondônia”, disse.

Já no município de Campo Novo do Parecis os acadêmicos puderam conhecer um moderno sistema de gestão de propriedade rural implementado pelo “Grupo Morena”. Os estudantes verificaram a aplicabilidade de processos de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Na propriedade são desenvolvidas atividades de produção agrícola integrada, como a produção de soja, milho e algodão, sistema de semiconfinamento e confinamento, além da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Todo o processo de gestão foi apresentado pelo proprietário Sr. Romeu Ciochetta, pelo gestor de suprimento, Douglas Chiamulera, e gestor de pecuária, Luiz Ciochetta. Outra empresa visitada pelos acadêmicos foi a “Agrodinâmica Pesquisa e Consultoria Agronômica”, que desenvolve ensaios para analisar a fitossanidade e desenvolvimento produtivo de culturas agrícolas. Responsável pelo campo experimental, o Engenheiro Agrônomo, Juliano Sztoltz, recepcionou o grupo e apresentou toda a equipe de trabalho, que é composta atualmente pelos estagiários Wesley Garcia e Fernando Padilha, ambos acadêmicos do curso de Agronomia do IFRO.  Foram apresentados os diversos ensaios desenvolvidos pela empresa.

Por fim, o grupo participou da 12ª edição da feira agropecuária Parecis Superagro, que apresenta os lançamentos de máquinas e equipamentos agrícolas, serviços e produtos para o agronegócio. Na feira foi possível interagir com empresas e prestadores de serviços que atuam no agronegócio nacional.

O professor Willian Mota definiu como imprescindível a realização da atividade para demonstrar aos acadêmicos, que estão próximos de concluir o curso, como funciona o mercado de trabalho, as tendências para o futuro do agronegócio e estimular a escolha da vocação profissional. “O Campus Colorado do Oeste agradece a todas as empresas que abriram suas portas para recepcionar os acadêmicos, demonstrando respeito e consciência do papel social na formação profissional e pessoal de nossos alunos”, destacou o docente.

• Campus_Colorado_-_Visita_Técnica_-_Engenharia_Agronômica_1
  • Campus_Colorado_-_Visita_Técnica_-_Engenharia_Agronômica_10