Servidores de Colorado participam de capacitação sobre atividades de extensão

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 16h22 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 16h24 | Acessos: 1049

Campus Colorado Visita Técnica Proex 1

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram de capacitação sobre atividades de extensão promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), nos dias 03 e 04 de abril.

Durante uma roda de conversas realizada no dia 03, o Diretor de Programas e Projetos de Extensão da PROEX, Sergio Francisco Loss Franzin, debateu com a equipe de docentes do campus sobre a curricularização da extensão e projetos integradores. Através de uma oficina promovida no dia 04, docentes e técnicos administrativos aprenderam como elaborar projetos de extensão, desde a conceituação até a prática.

Sergio Franzin, professor que conduziu as atividades, destacou a relevância desta formação promovida pela PROEX. “Objetivamos a preparação das pessoas para melhor desenvolverem projetos de extensão, com vistas à resolução de problemas locais e regionais. Elaborar e executar adequadamente esses projetos é algo complexo e que exige conhecimentos técnicos e bom planejamento. Por isso essa formação continuada é importante, já que tratamos desde conceitos de extensão a normas técnicas, além de aplicarmos no desenvolvimento de um esboço de projeto de extensão”, explicou Sergio.

O professor também elogiou a área de extensão do campus. “Vemos que há no Campus Colorado do Oeste muitas práticas de extensão. Então, com os conhecimentos desta formação, os servidores estarão mais bem preparados para realizar estes e desenvolver novos projetos”, comentou Sergio.

Para o Chefe do Departamento de Extensão (DEPEX) do campus, Willian Mota “a atividade fomenta ainda mais o interesse pelas atividades de extensão e qualifica os servidores a desenvolver projetos que atendam aos princípios legais das políticas nacionais de extensão. Desta forma, espera-se que haja um incremento no quantitativo de atividades voltadas para atendimento à comunidade externa”, considerou o Chefe do DEPEX.

A formação foi muito construtiva, conforme apontou a professora Jéssica Weschenfelder Alexandre, que participou das atividades. “Poderemos aplicar esse conhecimento tanto em projetos em andamento quanto na formulação de futuros projetos. Além disso, o instrutor Sérgio demonstrou os conceitos com muitos exemplos práticos de sua vivência, facilitando nossa compreensão sobre cada etapa. E também foi um grande incentivo para idealizarmos novos projetos a partir das ideias debatidas na formação. Enfim, o encontro foi uma oportunidade de interação com outros colegas, proporcionando a troca de experiências e de ideias para projetos em conjunto”, considerou a professora.

• Campus_Colorado_-_Visita_Técnica_Proex_1
  • Campus_Colorado_-_Visita_Técnica_Proex_2