Novos alunos da residência estudantil são recepcionados no Campus Colorado

Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 16h09 | Última atualização em Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 18h45 | Acessos: 1553

residentes recepcao colorado 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, recepcionou 180 estudantes selecionados para a Residência Estudantil. Alunos e familiares receberam boas-vindas durante a atividade realizada no dia 05 de fevereiro, quando também foram informadas questões importantes sobre o programa da Residência Estudantil e apresentados os alojamentos.

Os pais e alunos foram recepcionados pela Diretora-Geral do Campus Colorado do Oeste, Larissa Jardim, pela Diretora de Ensino, Salete Borino, e pela equipe do DEPAE (Departamento de Assistência ao Educando). Durante as atividades de recepção, a psicóloga educacional do campus, Vanessa de Melo Santana, falou sobre saúde mental e a importância do cuidado e atenção com os filhos. Os alunos ainda assistiram relatos dos egressos que foram residentes e compartilharam as experiências vivenciadas na Residência Estudantil.

“A experiência da recepção deste ano foi bastante positiva para a equipe do DEPAE e também para os pais e esperamos poder melhorar ainda mais para o próximo ano. Neste ano, por exemplo, realizamos a recepção dos alunos residentes antes do início do ano letivo para eles poderem se organizar nos alojamentos e participar mais efetivamente da programação de recepção”, comentou a chefe do DEPAE, Mariana Cabecioni.

Ao longo da primeira semana de aulas, a equipe do DEPAE continuou as atividades receptivas com os alunos com apresentações dos regulamentos e normas institucionais, além de orientar sobre convivência em grupo e relacionamentos. Os novos residentes também prestigiaram uma palestra sobre “Higiene Pessoal e Limpeza nos Alojamentos”, realizada pelo técnico em enfermagem Joacir Lourenzoni e pela enfermeira Mayara Sousa, da equipe de saúde do campus.

Residência Estudantil

A Residência Estudantil é um benefício previsto no Regulamento dos Programas de Assistência Estudantil do IFRO (REPAE). O benefício é ofertado aos estudantes menores de idade regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados e que se enquadrem, entre outros critérios, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seleção ocorre através de edital, no qual o estudante se inscreve e passa por uma análise socioeconômica, sendo classificado de acordo com os critérios definidos no edital.

Em 2019, a demanda de vagas para a residência estudantil feminina superou a masculina. Por isso, foi ampliado para 100 o número de vagas para a residência feminina, possibilitando atender melhor a essa demanda. Ao todo, o Campus Colorado convocou 180 estudantes para a residência estudantil para o ano letivo 2019.

Segundo a Coordenadora de Serviço Social do campus, Lorena Soares, a Residência Estudantil é um programa importante para a permanência de estudantes. “Durante a análise documental dos estudantes que solicitaram a residência estudantil, observamos que muitos possivelmente não teriam condições de dar continuidade aos estudos no IFRO por não ter como se manter na cidade”, comentou Lorena.

• residentes-recepcao-colorado-1
  • residentes-recepcao-colorado-2