Acadêmicos de Gestão Ambiental de Colorado visitam empresas em Porto Velho

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 10h29 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 10h32 | Acessos: 1957

12. Sala de controle da TERMONORTEEstudantes do Curso de Gestão Ambiental do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Colorado do Oeste, realizaram visita técnica à Usina Termelétrica de Energia (UTE) Termonorte e à Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (CAERD) em Porto Velho (RO).

No período da manhã do dia 01/12 a aula foi na Estação de Tratamento de Água ETA/CAERD, e à tarde na Termonorte. As visitas tiveram por objetivo proporcionar aos futuros profissionais de Gestão Ambiental a oportunidade de conhecerem a infraestrutura das duas empresas. Além de agregar conhecimentos das disciplinas e assimilar na prática o conteúdo ministrado de forma teórica em sala, a exemplo das emissões e controle dos poluentes atmosféricos e Tratamento de Água.

Participaram acadêmicos de três turmas (5°, 3° e 2° semestres) do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Segundo o Professor Renei Rocha de Carvalho, a atividade contribuiu para mostrar as duas das principais áreas de atuação do curso, que são as emissões de poluentes atmosféricos e o tratamento de água, o que pode facilitar a escolha de novos alunos a ingressarem neste curso.

Na termelétrica visou à geração de energia elétrica utilizando combustíveis fósseis, e as tecnologias adotadas para a redução das emissões dos poluentes atmosféricos, fator que contribui significativamente para o efeito estufa e, consequentemente, para o aumento da temperatura e o aquecimento global. E na Estação de Tratamento de Água, a ida serviu para conhecer as unidades que a compõem, bem como a função de cada unidade ETA de ciclo completo.

Para o acadêmico João Paulo Boek, “a visita foi muito gratificante para nós, pois não imaginávamos que a Usina Termonorte fosse daquela forma, com uma estrutura e funcionamento tão complexo, que possui o tratamento próprio de água por osmose reversa para alimentar as caldeiras, e o tratamento de efluentes gerados. Esta área é de extrema importância para a Gestão Ambiental, pois por se tratar da geração de eletricidade a partir da queima de combustíveis fósseis, gera poluição atmosférica, porém a Termonorte investe em tecnologia para minimização da emissão desses poluentes, que contribuem para o efeito estufa”.

“Quanto à visita na Estação de Tratamento de Água, observamos que o tratamento de água é do tipo Ciclo Completo, e foi possível observar cada uma das etapas do tratamento de água. Esta área também é de grande importância para o curso, pois a qualidade da água reflete diretamente na qualidade de vida da população, e o tratamento da água pode reduzir os impactos na saúde da população”, conclui João Paulo.

• 1._Estação_de_Tratamento_de_Água
  • 12._Sala_de_controle_da_TERMONORTE