Projeto Convivendo com as Diferenças trabalha integração com alunos residentes do Campus Colorado

Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 10h06 | Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 10h06 | Acessos: 1325

projeto convivencia 002Estudantes que fazem parte da Residência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram de agosto a dezembro de 2018 do Projeto “Convivendo com as Diferenças”. O objetivo do projeto foi abordar temas voltados à convivência e integração social além de trabalhar outras temáticas.

O projeto foi voltado aos estudantes do Programa de Moradia Estudantil na modalidade Residência Estudantil, que é destinada exclusivamente aos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Ele foi desenvolvido por meio da Coordenação de Assistência Social e o Serviço Social.

Segundo as coordenadoras do projeto, as Assistentes Sociais Lorena Soares de Oliveira e Cacieli Gatto de Oliveira, “a Residência Estudantil é um local que, por um período de tempo, pode ser considerado como referência de casa para os estudantes. Assim, ela deve ser vista com um olhar diferenciado, tendo em vista que, além da complexidade desta fase da vida para os estudantes, eles têm que lidar com a ausência da família. Essa e outras situações podem desencadear comportamentos nos estudantes que dificultam a convivência em grupo. Por isso, é necessário realizar ações que colaborem com a construção coletiva de um ambiente saudável para aceitação das diferenças, favorecendo o desenvolvimento do respeito mútuo, amizade e afetividade entre o grupo”.

As atividades do projeto tiveram início no mês de agosto, sendo finalizadas em dezembro. A participação dos estudantes em todas as etapas foi ótima, conforme as coordenadoras do projeto. De acordo com Edimilson Fabiciak dos Passos, estudante concluinte do terceiro ano do Curso Técnico Integrado, “o projeto foi importante para melhorar os laços de afetividade entre os estudantes, melhorando desta forma a interação, além de trazer outros temas de fundamental importância”.

Neste período foram trabalhados pelas coordenadoras do projeto temas como: Autoestima, autoconceito e autoimagem; Relações Familiares e Relacionamento intrapessoal e Interpessoal, sendo estes abordados. Também houve a realização de palestras com profissionais externos com os temas “Sexualidade e Gravidez na Adolescência”, ministrada pela enfermeira Horana Madara, “Prevenção ao uso Drogas”, proferida pelo soldado Policial Militar Gedeã da Silva Lins, e “Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, proferida pela Juíza de Direito da Comarca de Colorado do Oeste, Márcia Regina Gomes Serafin.

• projeto-convivencia-001
  • projeto-convivencia-002