Colóquio de Biologia é realizado no Campus Colorado do Oeste

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 17h17 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 17h33 | Acessos: 1419

coloquio biologia 2018 069

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou seu 3º Colóquio da Biologia, com o tema "Origem e Evolução: o estudo da vida em todos os seus aspectos". Participaram deste evento os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas dos campi Colorado do Oeste e Ariquemes, profissionais da área e comunidade externa.

Durante o evento, foram abordados os principais modelos existentes para explicar a origem da vida no planeta: o Criacionismo, o Evolucionismo e o Design Inteligente. Primeiramente, foram ministradas palestras sobre cada modelo, sendo que Valéria de Aguiar e Adriano Romão abordaram a Evolução Biológica, Marcos Eberlin tratou do Design Inteligente, e Urias Takatohi explanou sobre o Criacionismo. Em seguida foi realizada a mesa de debates “Origem da Vida”.

Também houve a exposição de projetos de acadêmicos no saguão do Centro de Convenções e foram realizados minicursos de diferentes temas, além de uma mesa-redonda com relatos de experiências de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os presentes também prestigiaram uma palestra sobre Biologia na perícia criminal, ministrada pelo perito Glauber Silva.

Outro destaque foi a palestra sobre “Novas forma de ensinar; Novas formas de aprender”, ministrada por Celso Antunes, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Colorado do Oeste. Escritor conhecido na área da Educação, Celso Antunes falou sobre a oportunidade de estar no IFRO contribuindo com a formação dos futuros professores de Ciências Biológicas. “Eu me sinto privilegiado em participar deste evento, pois nunca me enxerguei se não como um professor com muita experiência. Nunca imaginei que receberia tantos convites para compartilhar essa experiência, apresentando ideias, sugestões, e propostas para que o professor tenha um novo caminho a percorrer. Aos atuais e futuros docentes eu digo: ‘Eu não sei como será o amanhã, mas eu sei que será da maneira que o professor o fizer, pois ele é o plantador do amanhã’”, declarou.

A satisfação em ser professor também foi destacada pelo Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, Diego Soares Carvalho. “Hoje sou professor e sou feliz com essa profissão. E me sinto muito gratificado ao ver o sucesso de nossos alunos. A motivação de nossa profissão é ver que participamos do progresso e da mudança de vida de outras pessoas. E sabemos que esta é uma das mais importantes profissões, pois todas as demais dependem do professor”, disse.

• coloquio-biologia-2018-002
  • coloquio-biologia-2018-003