Acadêmicos de Biologia de Colorado participam de visitas técnicas no Mato Grosso

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 15h46 | Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 16h05 | Acessos: 2005

visitas tecnicas biologia 01

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, participaram de uma série de visitas técnicas em Cuiabá, Mato Grosso, nos dias 27 e 28 de setembro.

Os alunos do 8º período do curso conheceram museus da capital mato-grossense, além de laboratórios e outras estruturas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As visitas técnicas foram coordenadas pelos professores Diego Carvalho e Osvanda Moura. Segundo o professor Diego, as atividades foram importantes para a formação dos discentes. “Essas experiências possibilitam aos acadêmicos relacionarem os conhecimentos teóricos com a prática. Sem falar da interação com outros estudantes e profissionais de outras áreas que diversifica a formação e agrega novas experiências”, comentou.

A acadêmica Eliane Natalina considerou que a atividade permitiu a ela e aos colegas vivenciar na prática muitos conteúdos estudados no curso de Ciências Biológicas. “Para mim, a visita foi uma oportunidade única, de suma importância, pois conseguiu agregar mais conhecimento e relacionar diversos conteúdos. As visitas aos museus e laboratórios foi ótima, pois pudemos ver na prática o que antes era apenas teoria, obtendo uma visão completamente nova e inspiradora.  Com essa experiência meu conhecimento foi ampliado e me sinto grata por ter tido essa oportunidade”, realçou a acadêmica.

Visitas Técnicas

Durante as visitas técnicas, os acadêmicos conheceram o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino, que é Patrimônio Histórico de Mato Grosso. Eles participaram de exposição paleontológica que incluiu fósseis do Estado de Mato Grosso organizados de forma cronológica representando a evolução biológica através das eras geológicas possuindo desde fósseis de estromatólitos do pré-cambriano, de dinossauros do Mesozoico até fósseis de extinções recentes como preguiças e tatu gigantes do final do Quaternário. Também conferiram a exposição arqueológica de uma maquete com a reconstituição de uma aldeia indígena pré-histórica e artefatos produzidos pelo homem pré-histórico e dos séculos XVIII e XIX.

Na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), os alunos Participaram de atividades no Museu de Minerais, Rochas e Fósseis. Na visita, guiada pela professora Silane Caminha e discentes do curso de Geologia, foi explicado acerca dos registros fósseis do museu, desde o período Pré-cambriano até o Cenozoico.

Eles também conheceram o projeto de extensão “Conhecendo o corpo humano", desenvolvido por estudantes do curso de Medicina no Laboratório de Anatomia Humana da UFMT. Na visita guiada foram apresentados conhecimentos básicos sobre a saúde e sobre a morfologia do corpo humano, além de uma exposição focada na saúde de modo geral com o tema “sono e aprendizagem”.

Os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Pesquisa em Citogenética Animal e as principais técnicas de biologia molecular que são utilizadas nele. E também realizaram uma visita guiada ao Zoológico da UFMT, onde foi possível conhecer o acervo anatômico selvagem e entender a importância quanto à preservação da fauna e a destinação científica do corpo dos animais que foram a óbito no zoológico.

• visitas-tecnicas-biologia_01
  • visitas-tecnicas-biologia_02