Seminário de Iniciação Científica prepara pesquisadores em Colorado

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 12h34 | Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 12h34 | Acessos: 1872

SIC 2018 IFRO COL 009

O 8º Seminário de Iniciação Científica (SIC), realizado no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, entre os dias 15 a 17 de maio, colaborou no aprimoramento dos pesquisadores da instituição. O Seminário contou com os sub-eventos: 3ª Mostra de Inovação e Tecnologia, a 3ª Mostra de Pesquisa Integrada ao Ensino e Extensão e 1ª Mostra de Grupos de Pesquisa. Durante as atividades, os estudantes vinculados aos grupos de pesquisa do campus realizaram apresentações orais acerca dos projetos em que participam, além das apresentações de trabalhos e projetos nas mostras.

Nessa oitava edição, o foco foi os discentes e servidores envolvidos na iniciação científica ou tecnológica, com atividades específicas para esse público. Os participantes de grupos de pesquisa prestigiaram palestras e realizaram um Curso de Iniciação Científica dividido em módulos, para aprimorar conhecimentos e habilidades importantes aos pesquisadores. Entre os profissionais da área de pesquisa que ministraram o curso estavam a Diretora de Pesquisa do IFRO, Giselle de Andrade, o chefe do DEPESP do Campus Porto Velho Calama Antônio dos Santos Júnior, o coordenador do Núcleo e Inovação Tecnológica do IFRO, Márcio Miranda, e o professor do IFRO, Luciano Venturoso.

Durante o evento, os grupos de pesquisa do campus contaram com áreas próprias para divulgarem e explicarem as atividades realizadas pelo grupo. O público geral do evento também prestigiou palestras sobre pesquisa científica, apresentação de experiências de discentes que participaram do programa de mobilidade estudantil do IFRO (PIPEX), além de apresentações culturais da Trupe Monito e do Coral do campus.

O chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) do Campus Colorado do Oeste, Rafael Reis, destacou a evolução que o SIC teve ao longo de suas oito edições. “Em 2011, na sua primeira edição, o SIC era um evento bem simples. Mas com o tempo, o SIC foi crescendo e nos últimos quatro anos têm a participação de cada vez mais alunos. E percebemos que os participantes deste seminário evoluem muito na área de pesquisa, adquirem mais responsabilidade e tornam-se mais ativos na realização das mais diversas atividades”, considerou o professor.

Conforme registrou Rafael, o número de pesquisadores aumenta a cada ano. “Em Colorado temos 193 alunos fazendo pesquisa, mas somando servidores e colaborares, somos cerca de 240 pessoas envolvidas e grupos e projetos de pesquisa. E esperamos ampliar ainda mais essa participação, sendo o SIC uma importante ação na promoção da pesquisa em nossa instituição”.

A Diretora-Geral do Campus Colorado do Oeste, Larissa Jardim, elogiou os resultados do evento e todos que dele participaram. “Todos os que participam de pesquisas estão de parabéns, pois se dedicam e esforçam na realização de pesquisas que podem ajudar a melhorar o mundo em que vivemos, além de estarem se aprimorando profissionalmente”, comentou.

• SIC-2018-IFRO-COL-004-Trupe
  • SIC-2018-IFRO-COL-009