Parceria entre Colorado e Zona Norte promove curso de artes circenses na capital

Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 09h31 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2018, 10h33 | Acessos: 2352

circo pvh zn 8

O curso de artes circenses “Qual o seu palhaço de Férias 2018” foi realizado no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, de 19 de dezembro de 2017 a 25 de janeiro de 2018. Os 20 participantes, com idades entre 12 a 42 anos, aprenderam e praticaram técnicas circenses como malabarismo e tecido aéreo.

Segundo o Diretor de Artes Cênicas do Campus Zona Norte, Ícaro Costa, o curso ocorreu por meio de parceria entre os campi Zona Norte e Colorado do Oeste. Conforme iniciativa de Paola Teles Maeda, professora do IFRO que coordena o Projeto de Ensino e Extensão “Qual o seu Palhaço?”, desenvolvido no Campus Colorado do Oeste desde agosto de 2016. “Ofertar este curso em Porto Velho foi uma experiência nova e pioneira. Na cidade há escolas de outras artes, mas não existem escolas de circo”, relatou a professora.

Ao final do curso, todos se mostram contentes com o aprendizado. Da mesma forma, a professora Paola comentou que observou resultados positivos com a atividade: “O público foi bem receptivo e a turma foi bem heterogênea. Percebemos que esta foi uma experiência inovadora para os participantes, sendo um aprendizado que levarão para o resto da vida. Eles nos contaram nunca terem feito algo tão diferente e também difícil, envolvendo o físico e o emocional. Tanto para mim como para eles, foi uma experiência muito boa. Por isso, esperamos futuramente voltar a ofertar este curso aqui”, comentou.

Ana Menezes, uma das participantes, demonstrou grande satisfação com as atividades praticadas. “Esse curso de férias foi um enorme presente. Nele pude fazer coisas que jamais imaginei, além de conhecer ótimas pessoas. Consegui aprender um pouquinho de cada coisa do curso e esse pouquinho foi tão grandioso que levarei essa experiência para sempre. E, dentre o que nós vimos, o meu amorzinho de férias foi o tecido. Enfim, só tenho a agradecer a oportunidade de ter participado desse curso”, enfatizou.

No curso foram realizados treinamentos físicos, introdução à ginástica de solo, manuseio de malabares, perna-de-pau e de aparelhos aéreos (tecido acrobático e lira). A participante Eduarda relatou sua evolução e experiências ao longo do curso. “No começo eu tinha medo de não ser capaz de fazer tudo o que era proposto e não conseguir fazer os exercícios no tecido por ter medo de cair, mas depois ganhei confiança e me acostumei. Então, acabei gostando e me esforcei para dar o meu melhor. Além disso, a convivência foi muito positiva e sentirei falta de todos”, contou.

• circo_pvh_zn__1
  • circo_pvh_zn__10