Estudantes de Colorado do Oeste realizam Dia de Campo de Bovinocultura

Publicado: Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 08h42 | Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 08h43 | Acessos: 2481

Dia de Campo de Bovinocultura 2

Alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio realizaram o Dia de Campo em Bovinocultura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, no dia 13 de janeiro. O evento foi organizado pelas turmas de terceiro ano do curso como parte da disciplina de Extensão Rural, tendo como participantes os alunos das turmas de primeiro e segundo ano do curso.

O professor da disciplina, Luiz Cobiniano de Melo Filho, explica que o objetivo foi preparar os estudantes para, como técnicos, levar novas informações e inovações aos produtores rurais. “Para isso há várias metodologias que podem se usadas, como palestras, reuniões, visitas técnicas, excursão, e o dia de campo, que foi aplicado neste trabalho”, detalhou.

O evento foi divido em quatro estações temáticas, abrangendo vários assuntos ligados à bovinocultura, como manejo, raças com aptidão leiteira, nutrição, doenças, e a importância econômica do setor em nível mundial e local. Os conteúdos abordados foram preparados pelos alunos com o apoio de professores de outras disciplinas.

Luiz conta que foram cerca de 120 alunos de quatro turmas envolvidos no planejamento e organização do Dia de Campo. “Eles que escolheram o tema e dividiram as funções entre si, abrangendo desde a preparação de materiais, credenciamento de participantes, até a realização das palestras em cada estação temática”, relatou.

A estudante Jéssica Helena, do 3º D, contou que foi uma experiência ótima e gratificante estar envolvida neste Dia de Campo. “Foi a primeira vez que eu participei como palestrante em uma apresentação que envolveu tantos alunos. Foi muito legal termos trabalhado um assunto que estamos estudando hoje no terceiro ano, que é a bovinocultura. Ver os alunos de primeiro e segundo ano interessados no assunto, fazendo anotações do que apresentamos e fazendo perguntas foi muito gratificante”, comentou.

Jéssica também relatou como foi sua preparação e a importância da experiência para sua formação profissional: “Durante a preparação dos conteúdos estávamos nervosos com a expectativa da apresentação. Nós precisamos até mesmo ir além do que já tínhamos visto em sala e estudar muito para assim estarmos preparados para poder responder as dúvidas que surgissem. E essa é uma característica que devemos ter como profissionais: ficar por dentro do que é estudado e trabalhado na área para esclarecer as dúvidas de quem nos consultar e podermos repassar o que aprendemos”, afirmou.

A proximidade do tema com a realidade regional e a relevância deste tipo de atividade foram destacadas pelo aluno Rafael Guerino, também do 3º D. “Realizar este Dia de Campo foi uma ótima experiência. Da mesma forma que trabalhamos com nossos colegas mais novos do curso, poderemos trabalhar com os produtores. E achei interessante que as dúvidas levantadas foram ligadas à nossa realidade do estado de Rondônia e que os nossos colegas filhos de produtores poderão repassar essas informações para os pais”, comentou.

Os alunos também parabenizaram o professor Luiz Cobiniano pela organização do Dia de Campo. “Ele fez o contato com os demais professores e turmas, permitindo que conseguíssemos reunir a comunidade escolar e assim socializar nosso aprendizado. E essa foi uma forma eficiente de fixar o conteúdo da disciplina: aplicando na prática”, frisou Rafael.

O professor Luiz considera que os alunos fizeram um bom trabalho. “Eles atenderam bem as nossas expectativas. Conseguimos perceber o domínio dos assuntos apresentados pelos estudantes. Com certeza foi uma contribuição positiva na formação dos que realizaram e dos que participaram do evento. E para o próximo dia de campo desta disciplina esperamos ampliar ainda mais a participação da comunidade escolar”, considerou o professor.

• Colorado_-_dia_de_campo
  • Dia_de_Campo_de_Bovinocultura_1