Alunos de Colorado expõem maquetes de construções rurais

Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 18h08 | Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 18h21 | Acessos: 13271

exposicao maquetes col 05

Alunos do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizaram uma exposição de maquetes de construções rurais no dia 20 de dezembro. As maquetes retrataram instalações de aves de corte e postura, de ovinos (aprisco), de suínos e de bovinos de corte (curral antiestresse) e leite (sistema de ordenha).

A atividade fez parte da disciplina “Construções e Instalações Rurais”, ministrada pela professora Dayenne Mariane Herrera. A docente contou que foram expostas 28 maquetes, com a participação de 185 alunos das sete turmas de primeiro ano. A exposição foi resultado das atividades realizadas ao longo do ano letivo, desde aulas teóricas até práticas nos setores do campus. A ideia da atividade foi reforçar o aprendizado dos estudantes. Eles receberam uma proposta de trabalho, de acordo com o setor de produção selecionado, e então iniciaram pesquisas e discussões a respeito da melhor maneira de construir suas maquetes.

“Como são setores intimamente ligados com a atuação do técnico em agropecuária, é importante despertar o interesse e capacidade crítica desses futuros profissionais. Além disso, é necessário que eles já pratiquem o contato com o público, a partir da exposição e explicação de suas maquetes. Foi um grande desafio para eles. Fiquei muito feliz com o resultado apresentado. De fato percebi interesse e participação dos mesmos, além de excelentes apresentações”, relatou a professora agradecendo a todos que colaboraram para a realização da exposição e aos que auxiliaram nas avaliações dos trabalhos.

A estudante Joana Escarpanezzi disse que foi uma boa experiência participar da atividade. “Trabalhando em grupo e com a ajuda da professora, conseguimos fazer um bom trabalho. E expor ele para a comunidade do campus foi incrível. Isso soma para nossa formação profissional, pois já no primeiro ano nós precisamos aprender bem como é cada instalação para criar as maquetes e também saber explicar tudo aos visitantes. E como ainda teremos aulas nestes setores, esses conhecimentos com certeza já serão aproveitados nos próximos anos de curso”, relatou Joana.

• exposicao_maquetes_col_01
  • exposicao_maquetes_col_02