Campus Colorado realiza campanha Dezembro Vermelho

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 17h47 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 18h01 | Acessos: 2450

dezembro vermelho ifro col 07

O Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promoveu durante este mês o “Dezembro Vermelho”, Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A enfermeira do Campus, Gricia Souza, destacou a importância em trabalhar este tema no ambiente escolar, pois neste espaço há muitos adolescentes e jovens. “Sabemos que nesta faixa etária há muitas mudanças, dúvidas e o despertar de novos interesses. Para abordarmos sobre a prevenção do HIV/AIDS e outras ISTs e alcançar a sensibilização dos alunos, contamos com a participação de alunos do próprio campus. Acredito que é mais fácil a compreensão e aprendizado quando são jovens falando com outros jovens, como na oficina que foi realizada. E pelo que observamos, conseguimos alcançar nosso objetivo”, contou a enfermeira.

Já no início do mês foi realizada a apresentação da campanha durante o Momento Cívico Semanal. A aluna do terceiro ano do Técnico em Agropecuária Integrado, Larissa Feltin, explicou do que se trata a campanha, além de abordar a diferença entre HIV e AIDS e a série histórica referente aos dados epidemiológicos dos últimos cinco anos entre a população jovem do Brasil.

Os alunos também tiveram a oportunidade de participar da oficina “Dezembro Vermelho sob 4 Estações”, realizada em 13 de dezembro. O acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas, Gean Carlos Albuquerque, foi um colaborador da oficina e considerou que a atividade foi de grande valia para sua vida profissional e um aprendizado mútuo. “Há uma necessidade muito grande de trabalhar esse tema com jovens dessa idade, afinal é quando eles começam a ter sua vida sexual ativa. A oficina serviu para deixá-los ligados sobre as IST's em geral e como prevenir-se. Acredito que pela forma como abordamos o assunto eles não irão esquecer”, afirmou o acadêmico.

Também foi realizada uma palestra na noite de 14 de dezembro na qual as principais ISTs foram discutidas pelo enfermeiro Cleison dos Pasos e Odontóloga Caroline de Freitas da Secretária Municipal de Saúde (SEMUSA) do município. Na mesma noite, a equipe da SEMUSA realizou testes rápidos para diagnóstico de HIV, hepatite B e sífilis, além de aplicar vacinas contra hepatite B, HPV e antitetânica.

A campanha foi realizada pela equipe de enfermagem do IFRO em parceria com a Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus, a Coordenação Estadual IST/AIDS da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA/RO), Departamento de Atenção Básica (DAB), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Colorado do Oeste e o Programa de Saúde na Escola (PSE).

Campanha Dezembro Vermelho

A Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, conhecida como Dezembro Vermelho, foi instituída no Brasil pela Lei 13.504. O símbolo desta campanha é o laço vermelho.

A campanha foca na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. São realizadas, ao longo do mês de dezembro, atividades e mobilizações tais como iluminação de prédios públicos com luzes na cor vermelha; veiculação de campanhas de mídia; palestras e atividades educativas; e promoção de eventos.

• dezembro_vermelho_ifro-col_01
  • dezembro_vermelho_ifro-col_02