Acadêmicos de Colorado expõem maquetes de unidades armazenadoras de grãos

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 16h22 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2017, 16h37 | Acessos: 7168

agronomia maquetes secador 013

Acadêmicos de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizaram na sexta-feira, 15 de dezembro, uma exposição de maquetes de Unidades Armazenadoras de Grãos (UAG). A atividade fez parte da disciplina “Secagem e Armazenamento de Sementes e Grãos”, ministrada pela professora Fabiana da Rocha.

A professora explicou que este é o resultado do que foi trabalhado com a turma EA114 ao longo de seu 8º semestre. Ela contou que os estudantes trabalharam os conceitos teóricos em sala e foram divididos em cinco grupos para apresentarem seminários. E para complementar, eles realizaram visita técnica em uma UAG em Cerejeiras, para conhecer in loco sua estrutura e funcionamento (balança, moega, secador, transportadores, fornalha, silo vertical, túneis, laboratório de amostras). Por fim, os acadêmicos criaram maquetes representando as principais estruturas de uma UAG.

“Me surpreendi com o resultado e os detalhes das maquetes. Eles uniram a teoria, prática e visita técnica para construir uma estrutura que representasse a visão geral do funcionamento da UAG, que tem o objetivo de receber, secar e armazenar  grãos produzidos, como milho e soja. E eles também explicaram esse funcionamento aos visitantes, que puderam conhecer mais sobre o assunto”, comentou a professora.

Essa atividade proporcionou um grande aprendizado, como ressaltou o acadêmico da turma, Júlio Anselmi. “Em alguns casos, apenas a teoria não permite termos uma noção clara do assunto. Com a visita técnica que realizamos, pudemos ver de perto como funciona uma UAG. Então, com a teoria da aula, a visita e nossa pesquisa, conseguimos construir uma maquete para aplicar esse conhecimento. E ficamos contentes por agora podermos expor este nosso trabalho e compartilhar nosso conhecimento com a comunidade do campus”, considerou Júlio.

• agronomia_maquetes-secador-001
  • agronomia_maquetes-secador-002